domingo, 28 de abril de 2013

ROTAVÍRUS 1

O rotavírus é um género de vírus de RNA de dupla hélice da família Reoviridae. É umas das principais causas de diarréia grave em lactentes e crianças jovens, e é um do diversos vírus que causam infecções comumente chamadas de gastroenterite. Estima-se que, aos cinco anos de idade, quase todas as crianças do mundo tenham sido infectadas pelo rotavírus pelo menos uma vez. No entanto, como em cada infecção, a imunidade se desenvolve, as infecções subseqüentes são menos graves, e adultos raramente são afetados. Existem sete espécies desse tipo de vírus, conhecidas como A, B, C, D, E, F e G. O Rotavirus A, o mais comum, é o responsável por mais de 90% das infecções em seres humanos.

Não possuem envelope bilipídico e são extremamente resistentes. Possuem forma icosaédrica. Possuem um período de incubação de 4 a 10 dias.

Causam gastroenterites limitadas com diarréia, vômitos, muita dor abdominal e náuseas, após transmissão em comida, objetos ou água infectada com vírus proveniente de fezes. São a causa mais comum de diarréia infecciosa nas crianças da Europa.

O tratamento é feito pela administração de muita água com um pouco de sal e açúcar (soro caseiro), para restabelecer os líquidos e electrólitos perdidos na diarréia.

O medicamento nitazoxanida já está aprovado pela ANVISA e recomendado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo para o tratamento da diarreia por rotavírus. Sua ação em reduzir o impacto da doença causada pelo rotavírus foi demonstrada em laboratório, comprovando que a droga protege as células de danos provocados pelo vírus.

A prevenção é feita pela adoção das medidas de higiene embora, em crianças, o contágio seja comum, mesmo em ambientes higiênicos.