sábado, 21 de julho de 2018

Papel Higiênico x Higiene Íntima



USAR PAPEL HIGIÊNICO NÃO É A MELHOR OPÇÃO PARA SUA HIGIENE ÍNTIMA!


     De acordo com especialistas, além de não sabermos fazer cocô da maneira certa, ainda estamos nos limpando de uma forma completamente equivocada.Não tem nada mais rotineiro que limparmos nossa região intima com papel higiênico após uma bela aliviada no banheiro. Porém, essa não é a maneira ideal de praticarmos essa higienização, pelo menos é o que afirmam os especialistas.

     O primeiro motivo para o uso do papel higiênico não ser o mais recomendado é pelo simples motivo de que ele não limpa realmente toda a região.
E na tentativa de fazer um “trabalho bem feito” muitas pessoas costumam esfregar o papel, esquecendo-se que ele foi criado unicamente para secar e tirar os excessos e não para realmente fazer uma limpeza 100% eficiente do local.
Sendo assim, o papel pode muitas vezes arranhar a região e acabar ferindo a pele. Uma forma de entender isso na prática é esfregando o papel higiênico nos lábios, rapidamente vai perceber que a boca fica sensível. O mesmo acontece lá embaixo.
Além disso há possíveis alergias que o produto pode causar, devido ao produtos químicos que são utilizados em sua fabricação,quanto mais estampas, desenhos ou perfume tiver o papel, mais nocivo à saúde ele será.
Para as mulheres é ainda pior e perigoso,porque pela fabricação junto com produtos químicos aonde contém alvejantes pode irritar a pele,região genital e anal!

Um perigo às mulheres?

Diferente dos homens, que possuem uma certa distância entre o ânus e o buraquinho da uretra, nas mulheres a proximidade entre a vagina e o reto torna muito mais fácil de, no movimento de se limpar, levar bactérias de um lugar para o outro, o que pode causar uma série de complicações, como inflamações, corrimento ou até infecção vaginal pois o material de que é feito o papel costuma esfarelar, ou seja, soltar pequenos pedacinhos que podem ficar presos na vagina e causar infecções ou irritação.

Mas então, como fazer?

Tanto para os homens quanto para as mulheres, os especialistas recomendam, sem sombras de dúvidas, fazer a higienização do local com água. Ou seja, deu a descarga, já liga a ducha. Ou o chuveirinho, nesse segundo caso o papel higiênico entra depois, para apenas secar (sem esfregar).
Além de não machucar, essa é a única limpeza que efetivamente vai limpar toda as fezes e urina que possam estar alojadas na região. Porém, mulheres não dariam conta de tomar banho toda vez que fizessem xixi e a gente bem sabe que de vez em quando rola um cocôzinho na firma. E agora?
Tenha em mente que se você escolher um papel higiênico neutro, sem perfume e com estampas suaves (ou sem estampa), o que fará mal realmente é como usamos o produto. Então lembre-se de não esfregá-lo na região. Ás mulheres especificamente, outro cuidado deve ser tomado na hora de passar o papel.
 O movimento recomendado é sempre de frente para trás, para evitar trazer bactérias da região anal para a vulva
Muitos sites recomendam como substituto do papel o uso de lenços umedecidos, os mesmos usados em bebês, pois a umidade e a textura suave ajudaria a limpar com mais eficiência a sujeira.
Há alguns ginecologistas que são contra a prática pois alegam que o lencinho pode ter mais componentes químicos que o papel, além de retirar a camada protetora da mucosa vaginal.
Na dúvida, pergunte ao seu médico qual a maneira mais indicada. No desespero, use o papel higiênico, sem esfregar e tome um banho assim que chegar em casa!