Você já deve se ter algumas dúvidas referentes ao cocô, não é? Por que é marrom? Por que fede? Por que o cocô de passarinho é branco? Enfim, tire suas dúvidas e saiba mais sobre as fezes de nosso organismo. Você sabia que cerca de ¾ das fezes são compostas por água? Isso mesmo, sendo que a quantidade de água varia, principalmente quando o indivíduo está com diarréia, onde a quantidade é bem maior. Também chamado de bolo fecal, a água é absorvida do cocô passa pelo intestino, desta forma, quanto mais tempo às fezes ficarem no intestino, mais secas serão. O restante de ¼ da matéria sólida do cocô, é composta por 1/3 de bactérias mortas da flora intestinal, onde estes microorganismos ajudam na digestão dos alimentos. Já outro 1/3 dessa massa é composta de substâncias não digeríveis pelo estômago, como por exemplo, a celulose. Também pode ser chamdo de fibra esta parte indigerível, pois ajuda o bolo fecal na sua passagem pelo intestino graças a estimulação de tração. Além disso, de 10% a 20% são gordura, 20% são matéria orgânicas e de 2% a 3% são proteínas.
Você sabe por que o cocô fede? O mal cheiro gerado pelas fezes é o resultado da ação bacteriana, onde elas produzem compostos orgânicos fedidos fontes de enxofre e o gás inorgânico de hidrogênio, sendo que ambos são os mesmos presentes nos famosos gases, ou melhor, no cheiro do peido.
Por que o cocô é marrom? A cor das fezes é proveniente principalmente do pigmento bilirrubina que é resultante da destruição das células vermelhas do sangue no fígado e na medula óssea. A partir da ação bacteriana no intestino a cor se resulta no marrom, que por si mesma vem do ferro, isto é, o ferro na hemoglobina das células vermelhas do sangue resulta na cor vermelha, já o ferro na bilirrubina resulta na cor marrom.
O cocô pode ter outras cores? Geralmente as fezes variam de tons de marrons ou amarelos, entretanto, outras cores podem aparecer graças a determinadas ocasiões, como por exemplo, pessoas com úlcera sangrando terá cocô escuro, ou melhor, preto graças ao sangue semidigerido. Outro caso é sangramento no intestino, isto é, uma fissura anal que poderá pigmentar o cocô de vermelho. Além disso, á bebês que fazem cocôs verdes ou até mesmo azul-esverdeados onde estes são resultantes de doenças. Mas há em casos de crianças que ao ingerir alimentos com muita quantidade de corantes, como o sorvete, o cocô poderá ser resultante da cor do pigmento.
Por que o cocô de passarinho é branco? Você sabia que as aves não urinam? Diferente mente dos mamíferos, seus rins obtêm os metabolitos nitrogenados da corrente sanguínea e ao invés de defecá-las como fazemos, isto é, através da uréia dissolvida na urina, os pássaros defecam na forma de ácido úrico. Sai do corpo da ave como uma pasta branca, sendo esta de baixa solubilidade em água, além de que sai através dos intestinos ligados a cloaca. A cloaca é como se fosse o ânus da ave, sendo o buraco multi-uso para os da espécie, pois é através dele que é defecada suas sobras, é por onde as fêmeas põem seus ovos, é por onde os pássaros fazem sexo unindo as coalas, enfim, mil e uma utilidades.
Por que os cachorros e outros animais comem cocô? Você pode perceber que muitos animais comem cocô regularmente ou não, sendo que este ato nojento para nós humanos é comoum para estes, como gorilas, coelhos, roedores e insetos como rola-bosta, mocas, enfim, até mesmo os cachorros. Por isso, lembre-se deste fato na próxima vez que seu animal de estimação vier te lamber, mas os herbívoros como os roedores comem suas próprias fezes graças a uma dieta de plantas que é de complicada digestão, e para isso ser realizado é preciso um processo difícil para extrair tudo o que necessitam de sua refeição, desta forma, ingerem seus cocos fazendo passar o alimento duas vezes pelo sistema digestivo.
Esse processo pode ser comparado com o da vaca, entretanto, somente animais como a vaca têm a capacidade de re-ingerir seu alimento sem defecá-lo para isto. Outro motivo dos animais comerem o próprio côco é que contam com grande quantidade de vitaminas e proteínas geradas pelas bactérias intestinais, onde isso se deve porque o animal não tem a capacidade de ingerir estas vitaminas pela parede intestinal, mas pode obtê-las comendo o cocô.
Há pessoas que comem cocô? Sim, onde este ato nojento é realizado por crianças autistas que praticam a coprofagia, ingestão de fezes, lembrando que esta atividade PE listas como uma prática sexual muito comum. Mas sabia que você já pode ter ingerido cocô pelo menos uma vez na vida? Isso mesmo, pois isso ocorreu graças a ausência de lavar as mãos principalmente após trocar fraldas de bebês, depois de ir ao banheiro ou até mesmo depois de coçar as nádegas. É através da contaminação de água e alimentos que doenças e parasitas se propaguem, por isso, não deixe de lavar as mãos após defecar.
Você pode ficar doente se comer cocô? Sim, como dito logo acima as fazes são repletas de bactérias, onde desta forma intoxicações alimentares, tifo e cólera são as principais conseqüências desta ato nojento.