Algumas pessoas não têm o menor problema em fazer o número dois no trabalho. Já para outras, atender a esse tipo de necessidade fora de casa é motivo de ansiedade. Independentemente do grupo em que você se encaixa, é preciso seguir algumas regras para usar o banheiro no serviço. Não passe mais do que o tempo necessário no recinto e evite chamar atenção para os hábitos fisiológicos dos seus colegas. Se tiver problemas para fazer cocô no trabalho, tente encontrar um banheiro menos movimentado.
Cumprindo a etiqueta
- Seja discreto.
- Não comente sobre os hábitos fisiológicos das outras pessoas. Se você reconhecer alguém no banheiro, não comente nada.
- Não faça piadas às custas dos outros e nem coloque seus colegas em uma situação desconfortável.
- Evite conversas.
- Não puxe papo com alguém em outra cabine. Mesmo que você tenha uma ótima relação de trabalho com a pessoa, talvez ela não esteja a fim de bater papo nessa situação.
- Tenha consideração. Não fique falando ao celular enquanto estiver no banheiro e nem tente colocar a conversa em dia com alguém presente no recinto. O papo pode atrapalhar outras pessoas que estejam nas cabines.
- Não demore.
- Muita gente usa o banheiro durante o dia, principalmente em escritórios movimentados. Quando você terminar suas necessidades, saia logo. Não use o banheiro para outras coisas além do indicado.
- Evite usar o banheiro do trabalho para se barbear, se depilar ou cortar as unhas dos pés. Outras pessoas podem estar esperando a cabine desocupar para poderem usar.
Fazendo suas necessidades
- Evite ler na privada.
- Quando quiser usar o banheiro para fazer o número dois, não leve nada para ler. Se estiver nervoso com o que as pessoas vão pensar, levar o jornal é quase como escrever na testa o que você vai fazer.
- Mesmo que você não tenha problema algum em fazer cocô no trabalho, evite ler na cabine. Você vai levar mais tempo lá dentro e atrapalhar as pessoas que precisam usar o banheiro.
- Não use o celular.
- Procure um banheiro diferente.
- Se tiver problemas para usar o banheiro do trabalho, procure um em outro andar que não seja usado com tanta frequência.
- Se o local só dispuser de um banheiro, tente usar em uma hora menos movimentada para ter um pouco de paz e tranquilidade.
- Abafe o barulho. Se estiver preocupado com a possibilidade de as outras pessoas ouvirem os ruídos enquanto você estiver no banheiro, coloque um pouco de papel higiênico ao redor do assento para abafar os sons.
- Mantendo o banheiro limpo
- Mantenha o espaço limpo após o uso. Não deixe a cabine suja. Outras pessoas também precisam usar o banheiro do trabalho, e ninguém quer ver a sujeira deixada por outra pessoa. Seja educado e limpe o que sujar.Lave as mãos. Mantenha sempre as mãos limpas após usar o banheiro.
- Borrife um pouco de purificador de ar. Se estiver com vergonha por causa do cheiro, peça ao seu supervisor para comprar um purificador de ar para deixar em cada cabine.
- Se não conseguir convencer seu chefe a investir nesse tipo de produto, leve um de casa ou leve uma caixa de fósforo. Acender o fósforo ajuda a eliminar o mau cheiro.
- Observe se há papel higiênico suficiente. Se você perceber que o rolo de papel está quase no fim, reponha. Se não tiver acesso, procure a pessoa responsável pela manutenção dos itens de higiene e peça para ela repor.