sexta-feira, 14 de junho de 2013

Prisão de Ventre/ Intestinos / Constipação / Laxantes / Alimentação 1

Como melhorar o funcionamento do intestino 

Muitas pessoas, em especial as mulheres sofrem com sérios problemas de intestino preso ou como também é chamado de constipação intestinal ou até mesmo de prisão do ventre. Para acabar de vez com este problema, veja aqui algumas maneiras de regularizar o funcionamento do seu intestino: Ingira muitas fibras solúveis e também não solúveis diariamente. As fibras solúveis são encontradas em cereais integrais, já as insolúveis nos legumes e nas frutas; A ingestão de muito líquido também ajuda e muito, principalmente quando há o consumo de fibras, pois facilita a passados dos alimentos pelo aparelho digestivo. É indicada a ingestão de dois litros de água diariamente; Ingira menos café, refrigerantes e bebidas alcoólicas, pois estes irritam a mucosa intestinal e prejudica o funcionamento do intestino; Pratique atividade física  regular, pois os exercícios promovem uma melhor resistência muscular ainda ajuda a auxiliar na mobilidade intestinal; Evite o consumo de leite, queijos, ricota e queijo de minas; Faça no mínimo cinco refeições diárias com café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar; Use semente de linhaça, mas para prepará-la coloque duas colheres de sopa de semente de linhaça no liquidificador com água e fruta, bata e beba imediatamente, mas faça isso de preferência logo pela manhã. Os alimentos mais ricos em fibras são: granola, farelo de trigo, farelo de aveia, arroz integral, macarrão integral, pão integral, feijão, lentilha, grão de bico entre outros.

Prisão de ventre causas

Conhecida também como constipação ou obstipação, é um problema que atingi muitas pessoas em todo o mundo, não é considerada uma doença, mas um estado que pode gera maiores problemas, é caracterizado pela dificuldade de fazer as evacuações, causando muito incomodo, muitas pessoas conhecem este problema como intestino preguiçoso, o nome faz jus ao problema porque é como se o intestino não quisesse funcionar, como se ele estivesse lento, mas as causas vão muito mais além do que a “boa vontade” do intestino para funcionar, as causas podem estar ligadas a diversos fatores pode ser psicológicos, físicos ou químicos, os maiores e incômodos sintomas é o inchaço abdominal, cólicas, irritabilidade e mal estar, estes sintomas são causados devi do intestino estar “cheio”, é considerada a pessoa que possui prisão de ventre aquela que evacua no máximo três vezes por semana, o correto é sentir a necessidade de ir ao banheiro pelo menos uma vez por dia, algumas pessoas acreditam que por não conseguirem evacuar pelo menos uma vez na semana possam estar com prisão de ventre, mas pelo contrário é extremamente normal uma pessoa evacuar até três vezes por dia, ou simplesmente deixar de ir ao banheiro um dia ou outro.
A maior reclamação de quem sofre de prisão de ventre é a dor ao evacuar, isso causa um incomodo e dor muito intensa e pode haver até sangramento devido a falta de lubrificação, as fezes costumam serem duras, pequenas, secas e há grande dificuldade de eliminá-las. As causas podem estar ligadas a diversos fatores como dissemos acima, como estresse, cansaço, mudanças repentinas na rotina, viagens, ansiedade, ausência de fibras na alimentação, má alimentação, síndrome do intestino irritável, sedentarismo ou falta de atividade física, automedicação, abuso de laxantes, gravidez, desidratação, problemas no reto ou cólon do útero, constipação crônica idiopática, entre muitos outros, há medidas que podem ser tomadas que podem ajudar muito em sua rotina de evacuações, te ajudando a manter mais qualidade de vida.
É muito importante para quem possui prisões de ventre que a vontade não seja ignorada, se alimentar corretamente é o fator mais importante não apenas para garantir melhor funcionamento do organismo, mas através da alimentação que o organismo busca por equilíbrio, e quando há ausência de algum nutriente no caso as fibras que são insolúveis têm papel fundamental no intestino, por isso consumir alimentos ricos em fibras como maioria das frutas pode ser a solução para sua constipação. Consumir líquidos também pode ajudar no bom funcionamento do intestino encaminhando a boa digestão ao intestino. A atividade física tem a função de acelerar o metabolismo, quando ela não é feita o organismo se torna mais lento consequentemente haverá mais lentidão para digerir os alimentos afetando o intestino também. Alguns medicamentos podem influenciar no mau funcionamento intestinal como medicamentos narcóticos, antiácidos, para pressão alta, antiespasmódicos, suplementos de ferro, antidepressivos, anticonvulsivantes entre outros. Garantir qualidade de vida é garantir o bom funcionamento do intestino, lembrando que a prisão de ventre pode significar maiores problemas, por isso consulte um médico para maiores informações.

Prisão de Ventre pode ser um Alerta de Doença

Muitas pessoas não ligam para a prisão de ventre, sendo que pode ser um alerta grave, pode ser considerado um sintoma de alguma doença. A prisão de ventre não acontece a toa, sinal que há algo fora do normal. A prisão de ventre pode levar á doenças como: doenças de Chagas, hipotireoidismo, câncer entre outras doenças. Se você é uma pessoa que tem esse problema a dica é procurar um médico imediatamente.
Principalmente se vem ocorrendo mudanças no seu organismo. A automedicação, no entanto, não é indicada, pois pode agravar a situação. Lembrando que esse problema também pode ser causado por uma má alimentação. Então antes de qualquer providencia vá á um médico, ele vai lhe dizer o problema.

Dicas para melhorar o seu intestino preso prisão de ventre

Nada pior do que sentir aquele desconforto não é? Mas, isso é sinal de mau intestino, a tão famosa “prisão de ventre”, mas não é preciso se preocupar por que há alguns procedimentos para você melhorar! Bom, a primeira coisa é cuidar da alimentação, sendo que muitos alimentos são benéficos há esse tipo de problema e podem ajudar muito, faça uma realimentação, mas procure comer muito mamão, pêssego, ameixa, figo, entre outras são excelentes.
Lembrando também que beber muita água é indicado, pois ajuda a hidratar, outra coisa que também é muito importante é ir ao banheiro na hora que sentir a vontade, pois se ficar “segurando” por muito tempo pode ser pior.
Bom, mas se nada disso adiantar o indicado é tomar um laxante e ir ao médico, pois assim ele vai ver se há uma causa mas especifica e vai lhe indicar a melhor coisa que tenha a fazer, boa sorte!

Alecrim Alivia Prisão de Ventre

saúde. Ele é excelente para a prisão de ventre, para que tem um “intestino preguiçoso”. Ele também é excelente para retardar o envelhecimento. O indicado é que as pessoas consumam regularmente, pois além desses o alecrim pode ajudar muito, a ter uma bela saúde.
Bom, então saiba que o chá de alecrim é maravilhoso, então experimente, tenho certeza que você vai gostar muito.

Cuidado com o uso de laxantes

A maioria das pessoas, principalmente a população feminina sofre com a prisão de ventre ou constipação intestinal e com isso acabam recorrendo para o uso de laxantes, os quais têm a capacidade de tornar o intestino ainda mais preguiçoso, pois eles somente disfarçam a prisão de ventre e não resolvem nada. As pessoas usam os laxantes para tentar regular o relógio intestinal, porém este comportamento esconde vários perigos porque os remédios usados para regular o intestino podem ter efeito contrário depois de algum tempo e isso pode acabar prejudicando as etapas finais da sua digestão. O primeiro passo para acabar com isso de uma vez por todas é colocar tudo nos eixos e limpar a sua cabeça e tirar da sua cabeça que devemos ir ao banheiro diariamente, afinal isso não se aplica a todos, pois cada organismo apresenta um andamento diferente. O intervalo para que as fezes sejam eliminadas pode variar de três vezes por dia a três vezes na semana. Um problema intestinal não é somente acompanhado de prisão de ventre, mas sim de esforço excessivo durante a eliminação das fezes, sensação de insatisfação, dor abdominal  e sangramento e aí sim pode ser considerado um problema. Com isso muitas pessoas utilizam o laxante como medida preventiva, mas eles não servem para educar o nosso intestino a funcionar de maneira adequada e sim para casos onde a prisão de ventre está incomodando. Por isso o mais indicado é ingerir mais fibras e líquidos, pois estes sim ajudam a regular o intestino naturalmente, mas saiba que esta é uma mudança que vem aos poucos e não do dia para a noite. Para conseguir regular o seu intestino coma frutas como ameixa, figo, mamão e maçã, além de tomar de dois a três litros de água por dia. É indicado também que quando aparecer à vontade de ir ao banheiro não haja a resistência, pois isso desregula completamente o intestino e com isso as fezes vão se acumulando e o intestino vai retirando a água das mesmas e assim fica ainda mais difícil a eliminação posterior. Os laxantes têm a mesma ação, porém há dois tipos de laxantes, sendo os osmóticos, os quais puxam a água contida na parede do intestino para o meio do órgão, fazendo com que o bolo fecal fique mais fácil de ser eliminado e os irritantes, os quais irritam a mucosa intestinal e isso acaba estimulando o órgão a agir. O uso dos dois tipos de laxantes deve ser controlado, porém deve-se tomar mais cuidado ainda com os laxantes irritantes, pois eles são bem mais prejudiciais.