quarta-feira, 26 de junho de 2013

COCÔ HUMANO GERA ENERGIA

Foi na década de setenta que o Banco Mundial, enviou uma verba, a fundo perdido, para construção de uma ETE (Estação de Tratamento Esgoto) no Povoado da Prata de Cima, Município de São Gonçalo do Pará/MG.
O dinâmico Prefeito Osvaldo Maia cuidou de providenciar a licitação para a construção da referida obra.
Pronta, ela funciona até hoje, naquele povoado, reciclando os resíduos de esgoto que passam por processo de purificação e são devolvidos como água limpa para o córrego da Prata.
Lembrei disso tudo à propósito de notícias vinda de Hamburgo, na Alemanha onde existe uma grande estação para tratamento de esgoto residenciais e industriais.
“Os sólidos, primeiro liberam gás metano, que é distribuído como gás de cozinha à população. Depois são secados e incinerados. O calor toca uma usina termoelétrica, que produz energia suficiente para toda a rede de coleta e tratamento de água e esgoto de Hamburgo (stylofm)
“Os resíduos líquidos passam por processo de purificação e são devolvidos como água limpa para o rio.” (Globo)

Assim os alemães conseguem transformar cocô em eletricidade, que beleza, não?
“Os rios ficam limpos e não há emissão de gases que provocam o efeito estufa.” (Webnoticia)
“Um biodigestor, alimentado com palha de milho e com o esterco, que vem de caminhão das fazendas. Tudo vira gás metano, queimado para esquentar a água que aquece as casas no rigoroso inverno do norte.” (Gazeta de Rondônia)
Diante de tantas notícias boas o Osvandir pensou até em bolar um projeto para aproveitar amônia da urina expelida nas rodoviárias dos grandes centros do mundo.
Acabou achando na internet muitas coisas sobre o assunto. Até astronauta estão reciclando urina, em projetos da NASA.
Foi mais além, agora quer um motor à base de cocô, para aproveitar todas estas sujeiras que aprontamos nos banheiros.
Em tempos de Trem-Bala da China, que percorre muitos quilômetros por hora, uma velocidade de assuntar, acho que o Osvandir vai se dar mal com essas suas ideias.
Alguns chineses acham que a história do trem-bala é para encobrir grandes golpes de corrupção e desviar o foco de notícias sobre inflação naquele país.
Por outro lado a Alemanha vem anunciando o fechamento de todas as suas usina nucleares até 2022.
Aqui viajamos em rota de colisão: A Petrobrás quer implantar várias delas em nosso país tão cheio de rios que poderiam ser aproveitados.
É um contraste. Lá eles querem se ver livre das usinas, aqui estas mentes pequenas querem implantá-las. Que morra o povo pobre, não tem importância, tem muita gente sobrando em todo canto, assim pensam.