A Retirada da Fralda
É comum depararmos com mães preocupadas com o "tirar as fraldas" de seu (sua) filho (a). As dúvidas mais freqüentes são: - Como devo proceder? Qual a idade mais adequada? Posso forçar ou não? Meu (a) filho (a) quer tirar as fraldas, o que devo fazer? Diante de tais questionamentos, sentimos necessidade de esclarecer alguns pontos fundamentais que permeiam esse processo. Primeiramente não podemos nos esquecer que toda mudança na criança tem que ser realizada, respeitando sua individualidade e seu próprio rítmico. Pôr isso é preciso deixar claro que "é necessário que haja um certo nível de maturação para que o treinamento produza resultado". Para que possa controlar sua eliminação, a criança tem que aprender muitas coisas:
-Tem que saber "o que" se espera dela.
-Que há uma ocasião e um lugar apropriado para se eliminar.
-Tem que familiarizar-se com as sensações que indicam a necessidade de eliminar.
-Tem que aprender a contrair seus esfíncteres, a fim de inibir a eliminação e descontai-la para permitir que ela se efetue.
Esse controle se efetuará melhor se também os pais estiverem preparados, não só pela disponibilidade de realização de tarefas de levar a criança ao banheiro; trocá-la, quando molhada; mas principalmente sua disponibilidade interna. Essa mudança não afeta só a criança, mas também os pais que terão que concretizar a passagem, ou seja, o crescimento daquela criança que até então era um "bebê". Muitas vezes isso é difícil! Mas todos (pais / filhos) devem estar prontos para essa passagem, pois com certeza é um fator que irá contribuir em muito, para que a criança retire ou não com facilidade a fralda. É interessante que neste ou em qualquer momento, onde as mudanças são inevitáveis e necessárias, os pais revejam o que isso está acarretando neles próprios, para que possíveis conflitos internos não interfiram neste processo. Ao longo de minha experiência clínica me deparei com diversas questões sobre este tema, as quais mencionarei abaixo:
Pôr que algumas crianças retiram mais cedo, outras mais tarde?
R: Justamente devido à maturação individual.
Quando a criança está pronta?
R: As crianças dão indícios de sua prontidão. Exemplo: acordam secas, passam uma parte do dia seca e quando verbalizam colocam que fizeram "xixi". Essa criança está apontando aos pais que está pronta para o treinamento.
Como fazer este treinamento?
R: Uma vez a criança pronta; inicia-se com o "xixi" diurno. Retira-se a fralda, oferecendo o banheiro algumas vezes e não recue.
Após o início do controle, ainda leva 5/6 meses para que se efetue.
A criança que está neste processo, logo apresenta a fralda noturna seca, então está pronta para também deixá-la.
E o controle das fezes?
R: Geralmente se faz posterior. Para a criança é um momento muito importante, pois as fezes representam seu produto, por isso muitas delas se recusam a evacuar, pensando que suas "coisas" vão embora. Muitas crianças tem facilidade e levam na brincadeira, outras necessitam de maior elaboração.
Deve-se forçar a criança que recusa a tirar a fralda?
R: Nestes casos é bom avaliar o que está acontecendo com a criança, em casa e / ou o que ela está querendo expressar com esta atitude. Muitas vezes a dificuldade está nos pais que inconscientemente não querem que seus filhos tornem-se independentes. Quando os pais estiverem conscientes disso, poderão conversar com a criança, mostrando que "crescer é bom" e que está na hora de retirar a fralda. Talvez a criança esperneie, faça birra, mas os pais devem mostrar a ela que conseguirão suportar tais comportamentos com tranqüilidade e segurança.
Nota: O fundamental é ter paciência e perseverança, já que são muitos os comandos que a criança tem que aprender para o controle dos esfíncteres.
Caso encontre alguma dificuldade ou dúvida não deixe de consultar um especialista (pediatra/psicólogo).
RETIRADA DE FRAUDAS
Quando Começar
Para iniciar o processo de retirada de fraldas a criança deve ser capaz de:
-Sentar por 5 a 10 minutos;
-Caminhar;
-Falar;
-Tirar suas roupas, que devem ser de fácil manuseio (com elástico);
-Compreender os termos utilizados para nomear urina e fezes;
-Entender que existem locais apropriados, socialmente aceitos, para suas eliminações;
Seguir instruções
A maioria das crianças aprende a controlar voluntariamente a eliminação de urina e de fezes durante o dia entre 2 anos e 2 anos e meio.
A maioria das crianças que começam a ser ensinadas quando ainda não estão prontas não
aprendem e podem apresentar distúrbios no controle da eliminação da urina e das fezes.
Orientações para o início do aprendizado
Primeira etapa:
Deixe a criança escolher o penico.
Coloque o penico em locais onde a criança costuma brincar. Ela pode brincar com o penico, desde que não o use como chapéu. Ele ainda não será usado para suas eliminações.
Nos primeiros contatos com o penico, estimule a criança a sentar com roupa.
Segunda etapa:
Passe as eliminações das fraldas para o penico e depois para o vaso sanitário, com a ajuda da criança.
Deixe a criança com cueca ou calcinha e estimule-a a tirá-la quando for sentar no penico.
Quando a criança começar a usar o penico, coloque-o no banheiro. Troque a criança quando as fraldas estiverem com eliminações.
Meninos e meninas aprendem primeiro sentados. Quando completar o aprendizado, o menino deve ser estimulado a ficar de pé para urinar, imitando o pai e outros meninos.
Terceira etapa:
Adaptar o vaso sanitário para que a criança fique equilibrada ao sentar, firmando os pés no chão e não contraindo a musculatura.
Crianças devem ser acostumadas a usar qualquer banheiro.
Evite, ao máximo, protelar a eliminação de fezes ou urina. Leve a criança ao banheiro sempre que ela tiver vontade.
As crianças apresentam variações nas suas próprias habilidades e é fundamental respeitar seus limites.
As faixas de idade relacionadas com a aquisição de novas capacidades são flexíveis e individuais!!!
É importante que a criança seja orientada da mesma forma na instituição e em casa!!!
A idade ideal para a retirada de fraldas é entre 2 anos e 2 anos e meio, mas se crianças mais mostrarem interesse pode-se estimular a retirar a fralda.
O que pode prejudicar o processo?
A retirada de fraldas pode ser feita em qualquer época do ano. É fundamental respeitar o desenvolvimento da criança.
Não comece o aprendizado de fraldas antes dos 2 anos.
Não existe doença que se pegue em banheiros com as mínimas condições de higiene, portanto, leve a criança ao banheiro mais próximo sempre que ela precisar.
Não se deve lavar a criança toda a vez que ela for ao banheiro.
Deixar a criança com fraldas ou calças sujas NÃO ajuda para que ela aprenda mais rápido a controlar as eliminações.
Perguntas mais freqüentes
1-Crianças acima de 2 anos e meio que já sabem usar o penico, mas ainda não conseguem retardar a micção e estão sempre com uma "rodelinha " de urina na calcinha. Esta situação é normal?
R.Após o aprendizado podem ocorrer "acidentes" num período de até 6 meses, mas se a criança está sempre com a calcinha molhada deve ser investigada.
2-Minha filha usa o penico durante o dia, mas ainda urina algumas vezes na cama e por isso precisa usar fraldas à noite. A aquisição do controle diurno e noturno não ocorre ao mesmo tempo?
R.Não, a aquisição do controle noturno ocorre aproximadamente 6 meses a 1 ano após o diurno. Até os 5 anos de idade é normal que a criança urine algumas vezes na cama. Para que esses "acidentes" não ocorram freqüentemente deve-se diminuir a quantidade de líquido dado para a criança à noite.
3-Tenho 2 filhos, uma menina e um menino. Parece que o processo da retirada de fraldas com o menino está sendo mais demorado. Isso acontece com os meninos?
R.A aquisição do controle voluntário das eliminações ocorre mais tarde nos meninos. Além disso, o processo de retirada de fraldas durante a noite também é mais prolongado.
4-É normal que uma criança entre 2 anos e 2 anos e meio peça para ir ao banheiro após ter feito as eliminações nas fraldas?
R.Sim, esta criança está no início do processo de retirada de fraldas. É importante, neste momento, que o cuidador retire as fraldas da criança e passe as eliminações para o penico e após para o vaso sanitário com ajuda da criança, sempre fazendo uma associação verbal entre o penico e o vaso sanitário.
5-Quem deve iniciar o ensino para a retirada de fraldas, os pais ou os professores da creche?
R.É indiferente, desde que as condutas em casa e na creche sejam iguais.
6-O que fazer se estivermos num lugar onde não há banheiro e a criança precisa urinar ou evacuar?
R.Encontre algum lugar e apare a criança. Nunca deixe a criança "segurar" a micção ou a evacuação. Em certas ocasiões, como numa viagem, a criança pode fazer uso da fralda, mas deve ser explicado que aquela é uma situação especial porque não haverá banheiro no caminho e que, assim que chegarem ao destino, a fralda será retirada, pois então poderá fazer suas eliminações no banheiro.
7-Devo tirar as fraldas da criança quando vai tomar banho de piscina ou de mar?
R.Sim, até porque ficará extremamente desconfortável para a criança tomar banho com as fraldas encharcadas. Após o banho, recoloque as fraldas normalmente.
8-Devo acordar a criança à noite para urinar?
R.Pode-se observar o horário aproximado que a criança urina na cama e levá-la todas as noites por volta desse período para urinar.
9-O processo da retirada de fraldas é dificultado com o uso de fraldas descartáveis?
R.Não. O que pode acontecer é que os pais queiram tirar mais cedo as fraldas devido a pressão econômica, mas quanto ao processo é indiferente o tipo de fralda que a criança esta usando. Para que a criança consiga retardar a micção ela precisa ter a sensação de bexiga cheia, não de fralda molhada.
Quando retirar as fraldas?
O início da retirada das fraldas sempre gera grandes dúvidas nos pais. Esse deve ser um momento tranqüilo, considerado como parte da vida da criança e dos pais e encarado sem angústias.
O seu bebê está crescendo, tornando-se mais independente e deixando a mamãe mais livre também. É uma nova etapa, uma nova relação entre pais e criança que começa.
Os pais não devem ter pressa nesse processo. Uma criança que não tem maturidade suficiente para controlar seus esfíncteres (músculos que controlam a saída da urina e fezes) e é forçada a deixar as fraldas, pode ter sérios problemas de incontinência urinária ou de intestino preso. Portanto, não há nada melhor do que dar tempo ao tempo.
A criança precisa ter algumas habilidades para começar ficar sem as fraldas. Ela deve conseguir ficar sentada sozinha de 5 a 10 minutos, andar, falar para conseguir pedir para ir ao banheiro e tirar suas roupas que devem ser de fácil manuseio, como a de elásticos.
Geralmente, uma criança de 2 anos de idade ( em alguns casos menos de 2 anos) já se encontra pronta para o início da retirada das fraldas. Nunca se esqueça que cada criança tem o seu desenvolvimento e o seu tempo para aquisição de habilidades. Respeite o momento de cada criança.
Tá chegando à hora - Uma dica para reconhecer que já pode começar o treinamento é quando a criança aponta ou comunica que está suja ou que está fazendo xixi ou cocô ou então quando se interessa pelo o que os pais ou irmãos vão fazer no banheiro.
Explique sempre o que acontece no banheiro de forma que a criança possa entender que aquele lugar é o ideal para fazer o xixi e o cocô. Deixar a porta do banheiro aberta faz com que a criança imite os mais velhos e perceba que esse “ritual” é corriqueiro.
Para iniciar o processo, compre um penico de escolha da criança e deixe no lugar em que a criança costuma brincar. A criança deve explorar o penico (não a deixe colocá-lo na cabeça) e ser estimulada a sentar nele com roupa, enquanto os pais explicam para que serve ou brincam com ela.
Quando a criança estiver familiarizada, coloque o penico no banheiro e passe as eliminações da criança da fralda para o penico na presença dela, sempre conversando e explicando o que acontece. Comece a deixar a criança de calcinha ou cueca sentada no penico.
Quando a criança conseguir passar uma grande parte do dia seca já se pode retirar a fralda. Não deixe de oferecer o banheiro ao pequenino várias vezes ao dia. Após o início do controle, ainda leva de 5 a 6 meses para que se efetue. Deve-se adaptar o vaso sanitário para a criança e estimular a utilização assim que estiver fazendo uso efetivo do penico.
Nunca retarde a ida ao banheiro quando a criança pedir. Respeite seus limites e capacidades. A fralda noturna pode ser retirada quando a criança começa a acordar seca. Isso acontece logo depois do controle diurno. As fezes são controladas um pouco mais posteriormente.
Vida sem fralda - Prepara-se para encontrar a cama molhada no começo do treino da retirada das fraldas noturnas. Isso é normal. Entre os dois e cinco anos de idade, a criança não tem total controle esfincteriano e podem ocorrer acidentes. Evite oferecer líquidos antes da hora de dormir e leve a criança ao banheiro antes de deitar ou mesmo durante a noite.
Não puna ou castigue a criança por ter fracassado. Essa atitude só atrapalha o aprendizado da criança. Elogie sem exageros quando a criança obter sucesso. Muitas vezes poderá ficar sentada no penico e no vaso sanitário sem fazer nada e assim que sair urinar ou fazer coco na roupa. É normal, o controle esfincteriano está começando. Limpe a criança e faça tudo de modo natural.
Meninos e meninas aprendem primeiramente sentados. Os meninos devem ser estimulados a fazer xixi em pé como o papai depois do controle já adquirido.
Algumas crianças regredirem nesse processo, pois podem querer chamar a atenção. Um motivo bastante comum para a regressão é a chegada de um novo irmãozinho.
Faça desse momento um período de trocas com seu filho. Dê muito amor e carinho. O único trabalho dos pais é criar condições para que o processo de aprendizado seja o mais descontraído possível.
Instituição de Educação Infantil Esperança Cordeiro.
RETIRADA DE FRALDA
Durante o atendimento de crianças com infecção urinária e outros problemas associados (incontinência urinária, síndrome de disfunção das eliminações) no Ambulatório de Nefrologia Pediátrica no Hospital de Clínicas de Porto Alegre verificou-se que não há uma orientação específica para o período de retirada das fraldas, tanto nas creches, como na rotina de atendimento pediátrico.
Os pais costumam ser instruídos na maioria das vezes pelos avós, outros familiares ou profissionais de creches. Há crenças ou “mitos" que se perpetuam por gerações. Entre estes, os mais freqüentes são:
-contrai-se doenças em banheiros públicos;
-a retirada de fraldas deve ser feita no verão, independente da idade da criança;
-deixar as crianças com calcinhas ou cuecas "sujas", quando ocorrem "acidentes", apressa o processo de aprendizagem;
-deve-se fazer higiene completa, cada vez que a criança evacuar.
Estes "mitos", que não possuem nenhuma base científica, podem influenciar negativamente o processo de aquisição do controle esfincteriano. Por este motivo iniciou-se, em setembro de 1998, um programa de "Educação para a Saúde", desenvolvido junto a profissionais e pais das crianças matriculadas na creche Francesca Zaccaro Faraco da UFRGS.
O aprendizado do controle esfincteriano é influenciado pelo desenvolvimento de cada criança, por fatores culturais e pelas expectativas das pessoas envolvidas no processo. Não há uma idade definida para o seu início. Cada criança tem o seu "momento certo". Entretanto, ele não deve ser iniciado antes dos 2 anos, porque a criança precisa cumprir etapas anteriores do seu desenvolvimento.
A maioria das crianças que começam a ser ensinadas quando ainda não estão prontas não aprendem e podem apresentar distúrbios no controle da eliminação da urina e das fezes.
QUANDO COMEÇAR?
Para iniciar o processo de retirada de fraldas a criança deve ser capaz de:
-Sentar por 5 a 10 minutos; - Caminhar; - Falar;
-Tirar suas roupas, que devem ser de fácil manuseio (com elástico);
-Compreender os termos utilizados para nomear urina e fezes;
-Entender que existem locais apropriados, socialmente aceitos, para suas eliminações;
-Seguir instruções.
Orientações para o início do aprendizado:
PRIMEIRA ETAPA: Deixe a criança escolher o penico. Coloque o penico em locais onde a criança costuma brincar. Ele ainda não será usado para suas eliminações. Nos primeiros contatos com o penico, estimule a criança a sentar com roupa.
SEGUNDA ETAPA: Passe as eliminações das fraldas para o penico e depois para o vaso sanitário, com a ajuda da criança. Deixe a criança com cueca ou calcinha e estimule-a a tirá-la quando for sentar no penico. Quando a criança começar a usar o penico, coloque-o no banheiro. Troque a criança quando as fraldas estiverem com eliminações. Meninos e meninas aprendem primeiro sentados. Quando completar o aprendizado, o menino deve ser estimulado a ficar de pé para urinar, imitando o pai e outros meninos.
TERCEIRA ETAPA: Adaptar o vaso sanitário para que a criança fique equilibrada ao sentar, firmando os pés no chão e não contraindo a musculatura.
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE:
Haverá a apresentação de conteúdos teóricos durante 15 minutos e após será realizada uma sessão interativa para a troca de experiências, discussão e esclarecimento de dúvidas.
RECOMENDAÇÕES:
-Crianças devem ser acostumadas a usar QUALQUER banheiro. Não existe doença que se pegue em banheiros com as mínimas condições de higiene, portanto, leve a criança ao banheiro mais próximo sempre que ela precisar.
-Evite, ao máximo, protelar a eliminação de fezes ou urina. Leve a criança ao banheiro sempre que ela tiver vontade. *As crianças apresentam variações nas suas próprias habilidades e é fundamental respeitar seus limites.
-As faixas de idade relacionadas com a aquisição de novas capacidades são flexíveis e individuais!!!
-É importante que a criança seja orientada da mesma forma na creche e em casa!!!
-O processo deve ser realizado com toda tranqüilidade, sem pressionar a criança e sem estressar os seus pais.
-A idade ideal para a retirada de fraldas é entre 2 anos e 2 anos e meio!
-NUNCA comece a retirada de fraldas antes dos 2 anos.