A prisão de ventre ocorre sempre que o transito intestinal encontra-se lentificado, fazendo com que a fezes permaneçam por mais tempo que o necessário no intestino, o que as torna ressecadas e duras. Em geral, no paciente com queixas de constipação intestinal, o transito intestinal mostra-se normal durante a passagem das fezes no intestino delgado, mas torna-se lento ao chegar ao cólon ou na região anorretal.
As causas para essa lentificação do trânsito intestinal são diversas, variando desde situações simples, como pouca ingestão de água e dieta pobre em fibras, até casos mais graves, como tumores do intestino ou doenças neurológicas. Na maioria dos casos, a constipação não é um sinal de uma doença grave, sendo muito comum não haver uma causa claramente identificável. Esses casos de prisão de ventre crônica e sem causa aparente são classificados como constipação intestinal idiopática ou funcional.
Entre as causas possíveis de prisão de ventre, podemo citar:
- Ingestão insuficiente de líquidos.
- Dieta inadequada, com elevado consumo de proteína animal e carboidratos, e baixo consumo de fibras (causa muito comum de prisão de ventre).
- Alterações na rotina diária do indivíduo, como, por exemplo, viagens.
- Sedentarismo.
- Imobilidade, como no caso das pessoas que ficam restritas à cama.
- Consumo excessivo de laticínios.
- Gravidez.
- Estresse emocional.
- Frequentemente não evacuar na hora que sente vontade. Isso pode ocorrer em pessoas com hemorroidas ou fissura anal, pois, como a evacuação é dolorosa, o indivíduo acaba segurando a fezes com receio de sentir dor.
- Uso abusivo de laxantes, que a longo prazo podem enfraquecer a musculatura intestinal.
- Alterações na musculatura pélvica.
- Pseudo-constipação, que é o caso do paciente que refere constipação, mas, na verdade, não preenche critérios para esse diagnóstico.
Doenças orgânicas que podem provocar prisão de ventre:
- Diabetes mellitus
- Hipotireoidismo
- Depressão
- Distúrbios de ansiedade.
- Anorexia nervosa.
- Esclerose múltipla
- Doença de Parkinson
- Lesão da medula.
- AVC
- Câncer do cólon.
- Câncer do reto.
- Síndrome do intestino irritável.
Medicamentos que podem causar constipação intestinal:
- Analgésicos opioides (derivados da morfina).
- Anti-histamínicos.
- Anti-inflamatórios.
- Antidepressivos.
- Antiepiléticos.
- Antiespasmódicos.
- Antipsicóticos.
- Suplementos de ferro.
- Antiácidos à base de alumínio.
- Bário (usado em exames radiológicos).
- Anti-hipertensivos, principalmente da classe dos inibidores dos canais de cálcio.
A prisão de ventre em mulheres jovens e saudáveis costuma não ter uma causa grave por trás e, na maioria das vezes, não necessita de uma investigação médica muito profunda. Por outro lado, a constipação intestinal em idosos deve ser avaliada com mais cuidado, pois ela pode ser o primeiro sinal de um tumor do cólon ou do reto. Os idosos também costumam ser medicados com múltiplas drogas, podendo ser uma delas a origem da sua constipação.