segunda-feira, 24 de junho de 2013

Vida conturbada é uma das causas da Prisão de Ventre

Entupir-se de alimentos que pouco ou nada acrescentam ao corpo é uma das desculpas da vida conturbada e corriqueira do mundo moderno. Esses hábitos podem acarretar complicações como a prisão de ventre. O que define esse mal é a dificuldade, por vezes dolorosa, para eliminar as fezes, que geralmente ficam duras, secas, pequenas e difíceis de eliminar. O problema atinge 28 milhões de brasileiros, em especial, as mulheres.

Ir ao banheiro todos os dias para eliminar as impurezas que o corpo não precisa é essencial para uma vida saudável. A constipação (termo usado para definir a prisão de ventre ou intestino preso), é causada pela ingestão de certos tipos de alimentos, falta de atividades físicas, irresponsabilidade do ciclo de evacuação e do próprio organismo do indivíduo.

Para cada homem, há três mulheres com queixas do sintoma. Sandra Paula de Andrade, 32 anos, é uma delas. Sofre de constipação desde os 18. Já fez dieta, mas assume não ingerir todos os dias alimentos que façam regular o seu intestino. A falta de tempo é o maior problema que enfrenta. ”Na correria, não consigo ter uma alimentação rica em fibras, balanceada. Opto pelo o que estiver na frente para comer”, revela.

Sandra Paula chega a ficar uma semana sem evacuar. Uma evacuação considerada normal é de 3 vezes por dia a 3 vezes por semana, desde que as fezes sejam pastosas. Fezes secas é sinal de que seu corpo necessita de líquido.

Outro fator que propicia a irritabilidade no ciclo é o estresse. Ele também é uma das causas da prisão de ventre. Sandra Paula, que já chegou a ingerir duas cápsulas de laxante em uma só vez, conta que na hora do nervosismo, a vontade de ir ao banheiro acaba passando e para não ficar muito tempo sem eliminar, ingere o medicamento. ”A agitação do dia-a-dia me deixa irritada. Por conta dessa pressão, já cheguei a tomar duas cápsulas de laxante".

A coloproctologista e gastroenterologista Maria Ligia Lyra Pereira diz que todos esses fatores (má alimentação e estresse) são básicos para que o indivíduo sofra desse mal. “Quando se reprime a vontade de ir ao banheiro, se está contribuindo para desenvolver prisão de ventre progressiva. Uma alimentação rica em fibras e em alimentos que ajudem a regular o organismo é essencial”, explica a médica.

Problemas emocionais também acarretam o sintoma. Maria Ligia alerta que a ingestão de laxantes, mesmo que sejam naturais, causam dependência e irritam as paredes do intestino, forçando-as a liberar o bolo fecal, provocando o câncer.

As atividades físicas fazem com que o corpo trabalhe de maneira mais regulada e progressiva, principalmente para as mulheres. “Quando o corpo se sente bem, tudo está bem. Você se sente relaxada e o mais importante, regulada”, confirma Maria Ligia.

Alimentação - Uma opção para acabar com a prisão de ventre são os sucos naturais, como os de laranja, de banana e de abacaxi. Para uma dieta saudável, lembrando que o ideal é consumir o suco natural e fresco, devem ser ingeridos logo após o preparo para que não percam seus efeitos nutricionais. As fibras facilitam o trânsito intestinal e a frequência das evacuações.

Para uma vida sem dores e livres de estresse, a médica prescreve a receita. “Você tem que fazer o seu corpo funcionar de forma saudável, estabelecendo horários para cada refeição e atividades. Lembre se que é você quem controla o seu corpo”, conclui a coloproctologista.


Evite Laxantes medicinais(remedios,capsulas,comprimidos) porque pode irritar seu intestino mais ainda,prefira os naturais,para não prejudicar a sua saúde!