Os incômodos causados por gases são geralmente bastante desagradáveis, mas você sabia que este problema pode ser amenizado com alguns cuidados relacionados ao que e a como você come?
Não adianta negar. Os gases são algo que todo organismo produz. No caso das eructações, os chamados arrotos, mais comuns após refeições, algumas atitudes erradas podem agravar o problema, causando desconforto abdominal.
Quando uma pessoa bebe um refrigerante, por exemplo, é normal que haja ingestão de certa quantidade de gás. Ela que, por si só, já o contém, quando tomada com pressa e em grandes goles, facilita a entrada de ar no estômago. Ele fica ali depositado, causando distensão do órgão até que o próprio organismo o expulse, causando, assim, os arrotos. Em outra situação este ar pode passar para o intestino, o que gera as inconvenientes flatulências. No entanto, o especialista alerta: a maior causa dos gases intestinais tem relação com as bactérias que vivem no nosso intestino.
Rotina alimentar
A produção de gases intestinais é variável entre as pessoas, mas está ligada a hábitos alimentares e fatores individuais. Alguns alimentos podem ser menos tolerados ou mal digeridos pelo nosso organismo. Isso faz com que seja necessária a presença de bactérias para realizar o trabalho. Este processo causa fermentação e, consequentemente, produz gases. Com o acúmulo deles, pode haver muito desconforto e dor, podendo, até mesmo, ser confundida com problemas graves.
Para amenizar os incômodos dos gases alguns hábitos podem ser adotados: diminua a ingestão de feijão, de brócolis e de repolho; mastigue bem os alimentos e faça caminhadas para estimular os movimentos intestinais; evitar a eliminação dos gases também pode piorar o caso. Se você sofre com o problema, procure o seu médico.