domingo, 8 de setembro de 2013

Merda=Cocô Bóia?


O que é Fezes flutuantes? 

 As fezes flutuantes são geralmente o resultado de absorção insatisfatória (má absorção) de nutrientes ou excesso de gases (flato). 


Considerações 

As fezes flutuantes são vistas em várias situações diferentes. A maioria dos casos está associada à dieta ou ocorre durante uma infecção gastrintestinal. Alterações na dieta podem levar ao aumento de gases produzidos por bactérias encontradas no trato gastrintestinal (sadio).
As infecções gastrintestinais (GI) agudas podem resultar no aumento dos gases no intestino devido ao movimento rápido dos alimentos por esse trato GI. Uma ideia equivocada é a de que as fezes flutuantes são causadas pelo aumento no teor de gordura do bolo fecal. Na verdade, o aumento dos gases no bolo fecal torna-o menos denso, permitindo a flutuação.
Os níveis aumentados de nutrientes nas fezes não absorvidos pelo trato GI nutrem as bactérias normais que vivem no tubo digestivo. Essas bactérias, por sua vez, produzem mais gás, Isso resulta em fezes mais ricas em gases e que flutuam.

Causas

Alterações na dieta, diarreia e má absorção podem causar fezes flutuantes. A maioria das causas é inofensiva e as fezes flutuantes cessarão por si mesmas assim que a infecção for controlada ou as bactérias normais no trato GI se ajustarem às alterações na dieta.

Cuidados em casa

Isoladamente, as fezes flutuantes não indicam doença ou problema e não exigem cuidados em casa. Se uma alteração de dieta causou problemas, tende descobrir e eliminar o alimento culpado pelo problema. 


Buscando ajuda médica

É importante discutir com o médico qualquer alteração nas características das fezes se o quadro persistir por mais de duas semanas. Se essas alterações vierem acompanhadas de sangue, febre ou tontura, consulte um médico imediatamente.

Na consulta médica

O médico normalmente obterá a história familiar e da doença e realizará um exame físico.
Exames de amostras de fezes e de sangue podem ser solicitados. Na maioria dos casos, porém, esses exames não serão necessários.
As perguntas sobre seu histórico médico serão:
  • Quando você notou o problema pela primeira vez?
  • O problema acontece sempre ou de vez em quando?
  • Qual é a sua dieta básica?
  • A mudança em sua dieta altera as fezes?
  • Quais são seus outros sintomas?
  • As fezes têm odor fétido?
  • As fezes têm coloração anormal (especialmente fezes pálidas ou cor de barro)?
O tratamento depende do diagnóstico específico. Siga estritamente as orientações do seu médico, incluindo as recomendações da dieta.