Dor abdominal, diarréias frequentes, constipação, gases, e ainda, depressão ou ansiedade?Você pode ter a chamada Síndrome do Intestino Irritável. Aprenda o que é e o que fazer para lidar com ela.
O QUE É?
A Síndrome do Intestino Irritável é um distúrbio intestinal funcional comum caracterizada por desconforto abdominal e função intestinal anormal. O desconforto freqüentemente se inicia após a alimentação e desaparece após a evacuação. Os sintomas podem incluir cólicas, náuseas, distensão abdominal, gases, constipação, diarréia e uma sensação de evacuação incompleta. Pode estar associado a graus variados de depressão ou ansiedade.
Já foi conhecida como indigestão, diarréia nervosa, colite espástica, colite nervosa e neurose intestinal.
SINTOMAS
Períodos sintomáticos podem se alternar com períodos assintomáticos de até vários anos, mas que, por fim, tendem a recorrer.
A dor geralmente é do tipo cólica, intermitente e mais localizada na porção inferior do abdome. Costuma aliviar com a evacuação e piorar com estresse ou nas primeiras horas após as refeições e, dificilmente, faz com que o paciente acorde à noite.
Os indivíduos com síndrome do intestino irritável com predomínio de diarréia apresentam mais de três evacuações/dia, fezes líquidas e/ou pastosas e necessidade urgente de defecar. As evacuações não costumam ocorrer à noite, durante o sono, ao contrário das diarréias de causa orgânica. Não há sangue nas fezes (com exceção dos casos de fissura ou hemorróidas), mas pode haver muco.
Já os com predomínio de constipação (intestino preso) evacuam menos de três vezes/semana, as fezes são duras e fragmentadas (fezes em "cíbalos" ou "caprinas"), e realizam esforço excessivo para evacuar (evacuações laboriosas). Dor abdominal acompanha a gravidade da constipação e tende a aliviar com eliminação de fezes, porém é freqüente a queixa de uma sensação de evacuação incompleta, o que obriga o paciente a tentar evacuar repetidas vezes.
Queimação, náuseas, vômitos são relatados por até 50% das pessoas com síndrome do intestino irritável.
DIAGNÓSTICO
Procurar um médico gastroenterologista ou um proctologista é de fundamental importância para fechar seu diagnóstico, ele irá solicitar exames específicos para afastar possibilidade de você possuir outras patologias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário