A dificuldade em evacuar as fezes, ou a evacuação incompleta com a sensação da retenção das mesmas no intestino, ou ainda a eliminação infrequente, com espassamento de muitos dias, de fezes muito duras e ressecadas, são chamadas de constipação ou obstipação intestinal .
É um problema muito frequente e tem causas diversas, algumas delas requerendo intervenção médica. Felizmente, no entanto, a maioria das vezes deve-se a um transtorno funcional onde há um distúrbio da motilidade intestinal e com simples medidas de reeducação alimentar e de habitos de vida pode ser resolvido.
* Estabeleça um horário para evacuar; mantenha-o constantemente. De preferencia que seja pela manhã ou após as refeições.
* Pela manhã, em jejum, tome um copo grande de agua, em pequenos goles, e vá para o vaso, com tempo, de preferência com uma revista de leitura amena. A princípio será infrutífero, mas com o passar dos dias o reflexo da evacuação surgirá.
* Coloque neste copo d'água uma ameixa preta e deixe dormir. Na manhã seguinte tome da forma indicada e já prepare o da manhã seguinte.
* Obedeça o reflexo da evacuação. Quando sentir vontade de evacuar, não adie. Procure um local adequado, mais próximo, sem muita demora e satisfaçá-o. Grande parte das pessoas adquirem a constipação na infância ou adolescencia devido a um pudor social que as leva a reprimir constantemente esse reflexo, aquardando um momento mais oportuno. A supressão deste reflexo ao longo dos anos leva a essa consequência. Restabelecer progressivamente o reflexo da evacuação é pedra angular do tratamento.
* Exercício físico. De preferência caminhada ou bicicleta
Nenhum comentário:
Postar um comentário