Se seu cão começar a comer fezes, você deve ficar muito atento para corrigir e evitar este hábito prejudicial para a saúde dele e pouco higiênico. A causa de que seu amigo canino pratique a coprofagia (ingestão de fezes) pode ser um déficit alimentar, ou talvez uma resposta à ansiedade, ao tédio ou ao estresse, e inclusive é possível que ele tenha copiado esse comportamento de outros animais.Vamos dar algumas chaves para você saber como evitar que seu cão coma fezes.
Passos a seguir:
- A limpeza e a higiene são fundamentais, por isso, recolha diariamente as fezes de seu cão que encontrar pela casa. Se não houver defecação à vista de seu animal, não haverá ingestão indesejada.
- Distribua a ingestão de comida de seu cão ao longo do dia, em pequenas porções. Ele comerá a mesma quantidade, mas não terá nenhuma necessidade extra que o leve a ingerir fezes. Não se esqueça que muitas vezes, que seu cão coma fezes significa que tem algum déficit alimentar que ele tenta suprir.
- Faça com que seu cão se mantenha muito ativo e entretido. Faça exercícios com seu cão, e certifique-se que ele se mantém distraído com brinquedos. A questão é evitar que ele sinta estresse e tédio, porque estes sentimentos originam hábitos muito negativos como comer fezes. Se ele passar muito tempo sozinho em casa, procure a forma de encurtar esses espaços de tempo, para que ele não sinta tanta ansiedade.
- Quando passear com seu cão, corrija sua conduta. Passeie mantendo-o bem controlado. Se ele se aproximar das fezes de outros animais ou das dele, seja firme e diga "não". Ou você também pode chamar sua atenção, cada vez que ele mostrar interesse nas defecações, com algum brinquedo ou alguma recompensa.
- Uma forma de evitar que seu cão coma fezes é alterar o sabor da evacuação. E isto se consegue de forma natural comendo abóbora, abacaxi, ou colocando alguma coisa picante sobre as mesmas. Existem, inclusive, produtos como o For-Bid que geram um sabor desagradável nas fezes de seu cachorro. Mas lembre-se que esta solução só deve ser administrada ao animal que tem o hábito de ingerir fezes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário