São poucas as pessoas que realmente chegam a notar muco nas fezes, mas ele costuma ser algo bastante comum. Apesar disso, não é recomendável desestimar a presença de muco pois este sintoma pode ser um indicativo importante de algum problema relacionado com o sistema digestivo. Se quiser conhecer mais sobre quais são as o que pode ser muco nas fezes não deixe de ler este artigo de umComo.com.br onde vamos explicar para você o que deve fazer caso o detecte.
Função do muco no sistema digestivo
Para entender por que pode ser detectada a presença de catarro nas fezes, é preciso conhecer sua origem e sua função. O trato digestivo encontra-se recoberto por várias camadas de membranas que segregam muco, esta substância mucosa cumpre uma função importantíssima, que é lubrificar o intestino facilitando a passagem da comida e protegendo as membranas que recobrem o estômago e o intestino dos ácidos digestivos.
Por que há muco nas fezes?
Tal como mencionamos antes, é normal encontrar alguma quantidade leve de muco nas fezes, podendo aparecer como uma viscosidade transparente, branca, amarela ou inclusive de um tom esverdeado.
Esta substância mucosa nos excrementos pode aparecer de muitas formas: cobrindo por completo a matéria fecal ou como listras, com os tons mencionados anteriormente, ou como listras com sangue.
O aumento de muco nas fezes costuma ser mais notável quando sofre de diarreia ou constipação. Os médicos especialistas recomendam que vá a uma consulta se houver presença anormal de muco em suas fezes por mais de uma semana, principalmente se houver também a presença de sangue, dores abdominais ou movimentos intestinais incontroláveis.
Doenças que causam muco nas fezes
Existe uma grande quantidade de doenças que podem tornar mais notável a presença de muco nas fezes, podendo aparecer com vários sintomas que ajudam a diagnosticar exatamente qual é e como a tratar.
As doenças mais comuns que alteram a presença de muco nas fezes são:
- Colite Ulcerosa: quando a membrana mucosa do epitélio do intestino grosso se inflama podem acontecer úlceras. Junto com as úlceras se produzem irritações no revestimento do intestino, aumentando assim a produção normal de muco que pode ser detectada nos excrementos.
- Hemorroidas: esta doença é uma das causas mais comuns de muco nas fezes, devido principalmente ao esforço que implica cada movimento intestinal.
- Diverticulite: é uma doença que causa uma formação que afeta a parede do intestino na zona próxima ao cólon, formando bexigas ou bolsas chamadas de divertículos, este problema tem como sintoma a presença de muco nas fezes.
- Pólipos no cólon: esta doença pode ser causada pela formação de um cisto na região, um dos sintomas mais comuns deste problema é a presença de muco nos excrementos.
- Doença de Crohn: esta é uma doença crônica, cuja origem ainda é desconhecida, onde o sistema imunológico do paciente ataca seu próprio intestino, produzindo inflamação, um dos sintomas desta doença é o aumento da presença de muco nas fezes.
- Obstrução do intestino: este é o motivo mais comum pelo qual pode ser detectada a presença de muco nas fezes. Esta situação é o resultado de vários fatores possíveis; um deles pode ser a falta de consumo de água, desequilíbrio do hormônio gástrico ou prisão de ventre. Estas causas provocam um aumento da mucosidade, o que torna a sua presença mais notável nas fezes.
- Infecções bacterianas: de forma natural, as bactérias se encontram presentes no intestino para colaborar com os processos digestivos. Mas se ocorrer um desequilibro nas quantidades de bactérias, pode acontecer uma infecção que traga como resultado o aumento da mucosidade ao evacuar.
- Outras causas possíveis desta situação podem ser a intolerância a alguns alimentos ou a má absorção de alguns compostos, como no caso da frutose ou da lactose.
Tratamentos para o muco nas fezes
Os tratamentos dirigidos a este sintoma dependerão em grande parte do diagnóstico recomendado pelo médico.
Perante a presença de muco nas fezes costuma-se recomendar o consumo de antibióticos, probióticos, mudanças na alimentação, suplementos nutricionais e, no casos de algumas doenças, é necessário recorrer a cirurgia para conseguir a diminuição da presença de muco nos excrementos. É sempre aconselhável consultar um médico como primeira medida de tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário