domingo, 30 de junho de 2013

O que seu Cocô está dizendo a Você

Preferimos publicar a capa da "biografia" em vez de uma imagem do "biografado"
Você pode até pensar que já tiveram todas as idéias brilhantes para livros de auto-ajuda, e vai até ficar desanimado por não ter tido uma destas idéias. É verdade, já tiveram todas as idéias brilhantes. A mais recente foi dos norte-americanos Anish Sheth e Josh Richman, que obraram "O que Seu Cocô Está Dizendo a Você - Montes de Fatos Importantes Sobre a sua Saúde".

Sim, o livro é pequeno, marrom e possui as palavras "cocô" e "montes" na capa.

Uma atitude muito mais simples e barata do que guardar queijos em cofres ou preparar fórmulas prescritas por magos para fazer amigos e influenciar pessoas sem uso de hipnose, fazer cocô pode, segundo os autores, acabar com o estresse, com as mágoas do mundo, com a tristeza e as insatisfações.

É da "Cocô-Foria" que o livro fala. "Ainda que não seja uma conquista facilmente alcançável, essa espécie de 'Cocô-Foria' nos proporciona um êxtase, uma sensação de invencibilidade, que alguns já comparam com uma iluminação mística", escrevem os autores, logo na introdução.

Reprodução
Mais uma vez optamos por evitar
uma imagem da criatura biografada
Sim, todos nós, humanos, sabemos que um bom descarregamento dos intestinos nos livra de muitos impedimentos, até dos mentais. O pensamento se eleva, abre-se para novos horizontes. Mas, depois de feito, o cocô, que ficará boiando no vaso sanitário, esperando um último adeus, ainda pode ser muito útil. O cocô diz muita coisa para quem quiser ouvi-los - metaforicamente falando, é claro. Afinal, cocôs não falam. É algo mais profundo, e também não estamos falando aqui de para onde ele vai após a descarga. É algo profundo, no sentido de que vem das entranhas. Por isso o livro, de forma didática, cheio de figuras-exemplo, classifica os tipos de cocôs. Dr. Barroso, personagem criado pelos autores, fornece explicações científicas para os formatos, cores e cheiros que podem, eventualmente, sair do seu... er... bumbum.

Como em um catálogo, os autores dão nomes auto-explicativos aos tipos de excrementos, como "Os Que Flutuam e Os Que Afundam", "O Cocô Empedrado", "O Pingente", "O Cocô Que Põe Fim à Lua-de-Mel", entre outras alcunhas interessantíssimas - e escatológicas.

Não precisa revirar os olhinhos e ficar com as bochechinhas rosadas, internauta. Todo mundo que comeu milho na vida já fez o "Cocô Já-Te-Vi". Também chamado de "Hambúrguer Vegetariano" ou "Sobras de Ontem", é aquele que vem com pedaços de comida. Normalmente milho. Segundo Dr. Barroso, o milho é um alimento que contém um alto teor de fibras insolúveis. E como o seu corpo elimina o que não consegue digerir, o milho sai como entrou.

Quem nunca fez o "Número 3"? À primeira vista, o nome pode não parecer muito fácil de associar, mas os sinônimos explicam o termo: Fazer Xixi por Trás, Cocô Líquido, As Grandes Corredeiras etc. Há muitos mais nomes, mas não precisamos nos aprofundar, não é?

O tratado sobre o cocô ainda informa qual posição é a mais confortável - agachado ou sentado - e tira dúvidas sobre a saúde do seu organismo a partir da análise do que foi expelido por ele. Também traz curiosidades como o transplante de cocô (existe mesmo e é usado como tratamento!), quantos puns soltamos por dia (dez vezes ou 705 cm cúbicos: fusc!), quem foi o inventor da privada e as fezes que os outros animais fazem.

"O que Seu Cocô Está Dizendo a Você - Montes de Fatos Importantes Sobre a sua Saúde" é um livro que não irá te libertar das mais horríveis prisões de ventre ou das insuportáveis dores de barriga, mas pode ser uma divertida e inusitada leitura no trono. Uma obra da escatologia universal.

Um livro como este pode te provocar risadas enquanto aprende, sentado eternamente em seu trono esplêndido, a tornar o hábito de fazer cocô mais lúdico. Mas, prepare-se: depois de ler esta ode ao cocô, nunca mais olhará para baixo antes de dar a descarga da mesma maneira.

sábado, 29 de junho de 2013

JOGO=GAME 1: Intestino Mecânico

Máquina de fazer Cocô=Intestino Mecânico

Tudo sobre o Cocô

POR QUE COCÔ BÓIA?
Nem todo cocô flutua. Os que não têm uma quantidade considerável de gordura ou bolhinhas de ar no seu interior afundam como uma âncora. Tudo depende da alimentação. Alimentos como feijão e repolho aumentam o volume de gás nas fezes, o que resulta em puns, mas não faz mal. Já o excesso de gordura não é saudável: fezes engorduradas geralmente indicam problemas no pâncreas ou no fígado.


FAZ MAL COMER COCÔ?
Além de ser nojento, faz mal, sim. O cocô carrega entre 150 e 500 tipos de bactérias em alta concentração – são até 10 trilhões por grama – que podem causar infecções graves. A Associação Dentária Americana recomenda inclusive que escovas de dentes fiquem a pelo menos 2 metros dos vasos sanitários para evitar contaminação

POR QUE É AS FEZES SÃO MARRONS?
O cocô é colorido pela estercobilina, um pigmento escuro formado no final da digestão a partir da oxidação do estercobilinogênio, que, por sua vez, é produto da digestão da bílis – líquido que ajuda a quebrar a gordura e absorver nutrientes no intestino. Quanto mais as fezes demoram para sair, mais estercobilina é produzida, e a coisa vai ficando preta (literalmente, hehe).

EXAMINAR COCÔ AJUDA A DESVENDAR CRIMES?
Pode ajudar, sim. Dá para identificar um suspeito por amostras de DNA retiradas de fezes e até mapear o comportamento do criminoso a partir da sua alimentação mais recente. Também é possível examinar o trato digestivo para investigar, por exemplo, se o suspeito engoliu drogas para transportar.

DÁ PRA FAZER ADUBO COM FEZES HUMANAS?
Dá. A técnica mais comum é a de compostagem em privadas secas. São caixas ocas que misturam fezes e serragem, o que serve para eliminar odores e facilitar a decomposição. Mas tome cuidado: sem os cuidados necessários, você pode ter um adubo com bactérias capazes de contaminar o alimento adubado.

POR QUE O MILHO APARECE INTACTO NAS FEZES?
Para triturar fibras insolúveis, como as do milho, só com muita mastigação. Os pedaços que escapam dos seus dentes passam intactos pelo trato digestivo e chegam à privada da mesma forma. E isso não é ruim: as fibras não digeridas amaciam o cocô, facilitando a saída.

QUANTO UMA PESSOA PRODUZ DIARIAMENTE?
Uma produção de fezes considerada normal varia de 150 a 450 gramas por dia, o que significa que 160 quilos de cocô por ano é uma produção perfeitamente normal e saudável. A freqüência de idas ao trono não demanda atenção especial caso esteja dentro dos limites de três vezes ao dia até três vezes por semana.

POR QUE FEDE?
O fedor do cocô – e do pum – é causado por compostos sulfurosos produzidos pelas bactérias em contato com o alimento no intestino. Doenças como pancreatite, fibrose cística e infecções intestinais atrapalham a digestão, e os restos de alimentos não digeridos aumentam a catinga. Alguns alimentos, como a carne, também turbinam o odor das fezes.

FAZER SENTADO É O MELHOR JEITO?
Não. Para aliviar a barra, a melhor pedida é agachar-se. Essa posição relaxa a musculatura que controla a saída do cocô e deixa o reto – canal que desemboca no ânus – mais reto, evitando que restos de fezes se acumulem, o que pode facilitar o surgimento de apendicite e de infecções no cólon.

A COR REVELA PROBLEMAS DE SAÚDE?
Sim. Variações na cor das fezes podem indicar tanto o que você comeu no almoço quanto problemas de saúde:

Preto
Alimentos: Ricos em ferro, como bife de fígado
Problemas de saúde: Hemorragia no trato digestivo superior (acima do intestino)
Verde
Alimentos: Espinafre e outras folhas verdes
Problemas de saúde: Diarréia
Vermelho
Alimentos: Beterraba
Problemas de saúde: Hemorragia no trato digestivo inferior (do intestino para baixo)
Amarelo
Problemas de saúde: Doença no pâncreas (gordura nas fezes)
Cinza esbranquiçado
Problemas de saúde: Doença no fígado ou bloqueio do duto que expele a bílis

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Tudo sobre o Cocô do seu filho


O primeiro cocô do bebê é uma pastinha preta-esverdeada que parece cola, muito dificil de sair. Se chama meconio é o residuo do fluido amniotico engolido durante 9 meses.

Um outro tipo de fezes virá a seguir, as fezes amarelas e pastosas, costumam ser assim para quem dá o seio ao seu bebê.
Os bebês que tomam mamadeira produzem fezes em tom amarelado mais forte e mais consistente.

A freqüência e a quantidade variam muito,meu filho evacuava após toda mamada no 1º e 2º mês, depois uma vez todo dia.
Mas varia de bebê para bebê.
é o esforço também varia muito,alguns fazem força,torcem a cara,gritam e soltam.Outros só sorriem e fazem, varia muito e aparentemente não tem sinal de algum problema.

Evacuações Anormais

Fezes dispépticas: nome estranho mas é basicamente a porção liquida e a porção sólida separadas,geralmente pode ser resolvido com a mudança na alimentação.

Fezes disentéricas: com catarro e estrias de sangue contendo pus e muco sanguinolento, as vezes também apresenta um coco gelatinoso, parecido com clara de ovo. A causa deste tipo é infecção e é preciso levar ao médico imediatamente.

Fezes duras: quase sempre por introdução de leite de vaca, nada preocupante.

Fezes tipo aguá: liquidas como se fossem xixi, este tipo indica geralmente infecção grave, uma virose, levam a desidratação.Procure um médico urgente.

Fezes coco de cabrito: feito bolinhas, indica prisão de ventre mude os hábitos alimentares, tenha um cardápio rico em fibra.

Fezes com sangue: na maioria das vezes não é tão perigosa como parece, pode ser reação de um coco mas duro que tenha cortado o bumbum do bebê.Se o sangue for de dentro do bumbum recem-nascido pode ser doenças hemorróidas e entrecolite necrotizante,doença muito grave e rara.No 1º ano de vida podem ter causas de alergia ao leite
ou aos alimentos, levar imediatamente ao médico ao certificar que
vem realmente de dentro do bumbum.
Para crianças a partir de um ano pode ser hemorróidas, vermes, infecção do intestino entre outras.

Lembre-se: o cocô do recem-nascido nem fede, espere só até começar a comer comida de verdade kkk ...

quarta-feira, 26 de junho de 2013

COCÔ HUMANO GERA ENERGIA

Foi na década de setenta que o Banco Mundial, enviou uma verba, a fundo perdido, para construção de uma ETE (Estação de Tratamento Esgoto) no Povoado da Prata de Cima, Município de São Gonçalo do Pará/MG.
O dinâmico Prefeito Osvaldo Maia cuidou de providenciar a licitação para a construção da referida obra.
Pronta, ela funciona até hoje, naquele povoado, reciclando os resíduos de esgoto que passam por processo de purificação e são devolvidos como água limpa para o córrego da Prata.
Lembrei disso tudo à propósito de notícias vinda de Hamburgo, na Alemanha onde existe uma grande estação para tratamento de esgoto residenciais e industriais.
“Os sólidos, primeiro liberam gás metano, que é distribuído como gás de cozinha à população. Depois são secados e incinerados. O calor toca uma usina termoelétrica, que produz energia suficiente para toda a rede de coleta e tratamento de água e esgoto de Hamburgo (stylofm)
“Os resíduos líquidos passam por processo de purificação e são devolvidos como água limpa para o rio.” (Globo)

Assim os alemães conseguem transformar cocô em eletricidade, que beleza, não?
“Os rios ficam limpos e não há emissão de gases que provocam o efeito estufa.” (Webnoticia)
“Um biodigestor, alimentado com palha de milho e com o esterco, que vem de caminhão das fazendas. Tudo vira gás metano, queimado para esquentar a água que aquece as casas no rigoroso inverno do norte.” (Gazeta de Rondônia)
Diante de tantas notícias boas o Osvandir pensou até em bolar um projeto para aproveitar amônia da urina expelida nas rodoviárias dos grandes centros do mundo.
Acabou achando na internet muitas coisas sobre o assunto. Até astronauta estão reciclando urina, em projetos da NASA.
Foi mais além, agora quer um motor à base de cocô, para aproveitar todas estas sujeiras que aprontamos nos banheiros.
Em tempos de Trem-Bala da China, que percorre muitos quilômetros por hora, uma velocidade de assuntar, acho que o Osvandir vai se dar mal com essas suas ideias.
Alguns chineses acham que a história do trem-bala é para encobrir grandes golpes de corrupção e desviar o foco de notícias sobre inflação naquele país.
Por outro lado a Alemanha vem anunciando o fechamento de todas as suas usina nucleares até 2022.
Aqui viajamos em rota de colisão: A Petrobrás quer implantar várias delas em nosso país tão cheio de rios que poderiam ser aproveitados.
É um contraste. Lá eles querem se ver livre das usinas, aqui estas mentes pequenas querem implantá-las. Que morra o povo pobre, não tem importância, tem muita gente sobrando em todo canto, assim pensam.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Constipação Intestinal 2

Constipação é uma daquelas palavras que todo mundo entende, mas que é difícil de se definir. Descrita freqüentemente como um sintoma, ela é, na melhor das hipótese, um conjunto de sintomas, que variam de uma pessoa para outra e também pode ter outras causas além da constipação.
A melhor definição provavelmente é que se trata de um estado no qual duas coisas estão objetivas e mensuravelmente erradas: a produção de fezes é muito pequena e a velocidade de progressão do conteúdo intestinal é muito baixa. Infelizmente, esta definição não é de nenhuma utilidade para o cotidiano.
Calcular a produção de fezes e a velocidade de progressão do conteúdo é muito difícil. Felizmente há uma terceira característica da constipação que é tanto objetiva como facilmente verificável - a forma e a aparência das fezes. Na constipação as fezes são segmentadas - tipos 1 e 2 na Escala Bristol da Forma das Fezes. Mas há um paradoxo. Muitas pessoas que eliminam fezes dos tipos 1 e 2 não se queixam de nenhum sintoma e não se consideram constipadas. Elas são, mas não sabem que são. Por outro lado, muita gente que se julga constipada não o é.
Têm os sintomas que podem acompanhar a constipação - esforço para evacuar, falsos alarmes, sensação de esvaziamento incompleto, dor abdominal e empachamento - mas esses sintomas são devidos à síndrome do cólon irritável. Além da forma das fezes, o único indicador confiável do estado de constipação é a defecação infreqüente. Qualquer um que vá menos do que três vezes por semana tem um trânsito lento. Entretanto, idas mais freqüentes não são garantia de que o tempo de trânsito seja normal. É possível ir todos os dias, mas cada dia estar eliminando fezes que deveriam ter sido eliminadas três dias atrás!
Há pessoas que eliminam pedacinhos redondos, várias vezes por dia e pensam que têm diarréia. O que elas têm na verdade é constipação e um cólon irritável. A constipação é mais comum nas mulheres do que nos homens. Piora durante a gravidez e no período pré-menstrual, fases em que os hormônios sexuais atingem seus níveis máximos. Constipação severa ou contínua praticamente não existe no homem, mas afeta pelo menos uma em cada 200 mulheres jovens.
Há uma cerca generalizada de que a constipação se torna mais freqüente com o avanço da idade. Isto não é verdade. São os fatores que tendem a acompanhar a idade avançada que causam constipação, isto é, a imobilidade, a diminuição da ingestão de alimentos ou os remédios que as pessoas idosas ingerem usualmente.
Fezes em pequenos pedaços
Fezes pequenas não distendem o reto o suficiente para gerar um sinal claro de que você precisa ir ao toalete; o sinal de urgência é fraco. O sinal fraco acaba sendo ignorado por muitas pessoas.
Isto é ruim, porque um sinal ignorado vai-se embora. Provavelmente o que acontece é que as fezes rejeitadas "ofendem-se" e voltam para o cólon. Aqui elas se secam e encolhem-se ainda mais. Sendo pequenas, necessitam de reforços para se tornarem de um tal tamanho que possam estimular o reto quando voltarem a ele. Esse reforço leva tempo para chegar, às vezes horas ou mesmo um dia inteiro para haver outro estímulo sensível de urgência. Ignorar este sinal ou reprimi-lo pode, definitivamente, causar constipação. Isto foi provado recentemente.
Quanto menores forem as fezes, mais difícil será a sua eliminação. É como se os músculos retais não fossem capazes de movê-las, como no caso de um moeda tão pequena que os dedos não conseguissem manipular. Quando as fezes pequenas são reforçadas por 24 horas elas podem se transformar numa bola dura e seca. Essa bola ser difícil de ser eliminada. Pior do que isso, ela pode dilacerar a parede interna do reto, causando dor e sangramento.
O esforço que consiste em prender a respiração e contrair os músculos abdominais, freqüentemente é o único recurso usado para eliminar esses bolos de fezes, mas o esforço pode ser exagerado. Se você faz um esforço muito intenso ou o mantém por um tempo prolongado, pode empurrar o colchão macio que sela o canal anal de tal forma que ele se projete pelo ânus. Isso é hemorróidas. Ocasionalmente, mesmo a parede interna do reto pode ser empurrada para fora (prolapso retal).
Diante disso, vê-se que o esforço deve ser evitado ou mantido pelo menor tempo possível. Um pequeno prolapso retal é particularmente pernicioso porque, como ele se localiza no canal anal, provoca uma sensação de que há fezes ali. Assim, você mantém o esforço, o que complica mais a situação. Essa deve ser a razão pela qual muitas pessoas com fezes pequenas nunca sentem que esvaziaram o reto completamente.
Dicas para evitar a constipação
Se você sabe que tem uma tendência a ficar constipado(a), o que se segue pode ajudá-la(a)
  • Nunca ignore a sensação de que você precisa esvaziar os seus intestinos ('sinal de urgência') - suprimindo esses sinal, ele pode levar algumas horas para retornar.
  • Se possível, estabeleça uma rotina regular pela manhã.
  • Reserve um tempo para que os seus intestinos possam funcionar pela manhã.
  • Tome café da manhã. Aqui vão algumas idéias para o seu desjejum; uma tigela de flocos de farelo integral ou cascas de farelo; uma tigela de müesli com uma colher de sopa de farelo natural; pão integral ou torrada de pão, tipo caseiro.
  • Mantenha regular a sua ingestão de fibras, principalmente fibra de trigo.
  • Se o seu vaso sanitário é alto, apóie seus pés em uma caixa ou uma pilha de livros.
  • Se for viajar, leve um copo de farelo ou um agente fibroso laxativo empacotado (Trifibra, Biofiber).
Enfrentando esse problema
Prevenir é melhor do que remediar e há várias coisas que você pode fazer no caso de ter fezes em pequenos pedaços:
1. Obedeça sempre o sinal de urgência; em outras palavras, vá. Não suprima a vontade e não deixe de atendê-la dentro de poucos minutos.
2. Se possível, mantenha uma rotina regular matinal, de modo que você vá ao banheiro sempre na primeira hora após levantar-se.
3. Dê-se um tempo para que um movimento intestinal se manifeste pela manhã, antes de deixar sua casa. Se necessário, levante-se meia hora mais cedo.
4. Tome café da manhã. Normalmente este é a melhor maneira de ter sucesso em estimular um movimento intestinal de evacuação.
5. Faça com que seu café da manhã seja substancial e rico em fibras. Alguns exemplos disso estão listados no quadro oposto. Quaislquer uma dessas sugestões pode ser suplementada por uma maçã ou qualquer outra fruta fresca (não serve suco de fruta) ou alguma fruta seca. As ameixas são especialmente eficientes.
6. Garanta que o resto dos seus alimentos sejam ricos em fibras.
7. Uma dica para enfrentar a dificuldade de evacuação que tão freqüentemente resulta do fato da as fezes serem pequenas e duras: ao sentar-se na privada, tente colocar os seus pés em uma plataforma de 10 a 20 centímetros de altura, de modo que suas coxas fiquem perto do seu peito. Isto torna a posição mais próxima da de cócoras, que é a mais natural (como nas antigas privadas francesas).
Em algumas pessoas, fezes em pequenos pedaços são um reação ao stress ou - mais corretamente - um sinal de tensão emocional. As pessoas que têm uma reação física como essa são, geralmente, do tipo inflexível e determinada, que não deixam suas emoções transparecerem facilmente.
É como se ao reprimir suas emoções elas também reprimissem os seus movimentos! Suas reações intestinais ao stress são no sentido de diminuir a velocidade do trânsito pelo cólon. Se você é uma pessoa que reage dessa maneira, só vai melhorar se conseguir livrar-se de suas tensões ou desconfortos.
Usando laxantes
Qualquer coisa que aumente a velocidade de passagem do conteúdo intestinal e torne as fezes mais macias e mais soltas pode ser chamado de laxante. Outros nomes são purgativos, mas estes geralmente são reservados para laxantes mais fortes.
Os laxantes mais naturais são os que agem da mesma maneira que as fibras da alimentação - são os chamados agentes hidrófilos. Eles também são mais seguros porque raramente causam diarréia. Há pouco que escolher entre eles, exceto palatabilidade e conveniência.
Muitos dos mais populares vêm em envelopes muito práticos (Biofiber, Trifibra mix). Para alguém que pensa estar sofrendo de uma constipação, é razoável primeiro tomar um farelo ou um desses agentes antes de consultar um médico ou um farmacêutico.
Se você vai tentar um desses agentes hidrófilos, lembre-se de que sua ação é lenta. Tome-o por pelo menos uma semana antes de se decidir se ele está funcionando ou não. Se uma pequena dose de dois envelopes por dia não funciona, tente três ou quatro por dia, por mais uma semana, antes desistir. Você pode sentir-se empachado por algumas semanas, mas isso tende a desaparecer.
Há uma grande variedade de laxantes mais fortes, muitos dos quais são derivados de ervas medicinais tradicionais. Entretanto, não se iluda em pensar que porque um remédio é de origem fitoterápica e, portanto, 'natural', será necessariamente seguro. Alguns possuem efeitos bastante drásticos e podem deixá-lo muito mal. É melhor tomar um comprimido contendo o ingrediente ativo purificado numa dose padronizada do que tomar chás e infusões de misturar de ervas naturais. Se você não pode consultar um médico e está seguro de que precisa de um laxativo forte, consulte o farmacêutico para que ele lhe indique algum comprimido. Evite qualquer coisa contendo fenolftaleína, chocolates inclusive. Mas se você continuar a ter necessidade desses laxantes fortes, está precisando de um aconselhamento médico.
Se você vai consultar um médico sobre constipação, mantenha um registro escrito de todos os seus esvaziamentos intestinais um ou duas semanas antes de ir e mostre-os a ele. Anote o dia e a hora de cada esvaziamento intestinal e o tipo de fezes usando a Escala Bristol; se alguma vez as fezes forem parte de um tipo e parte do outro, anote os dois. Descreva o esforço que você tem de realizar, isto é, segurar a respiração e contrair os músculos do abdômen. Se o esforço durar mais de um minuto ou dois, use o seu relógio para marcar o tempo. Conte ao seu médico qualquer sensação de esvaziamento incompleto e, se você for mulher, sobre as variações do seu hábito intestinal de acordo com o ciclo menstrual. Se você tomou algum medicamento recentemente (laxantes inclusive) leve-os consigo ou pelo menos anote cuidadosamente nomes e doses.
Resistência ao laxante
Recentemente tem-se reconhecido que algumas mulheres (e, raramente, homens) não conseguem defecar porque não conseguem relaxar os músculos no assoalho da pelve que mantém o canal anal fechado. Elas podem até fazer um esforço de uma maneira estranha, de uma forma que as pressões geradas pelo esforço não chegam à pelve. É quase como se elas estivessem negando ou rejeitando essa parte de seus corpos.
As razões disso escondem-se profundamente em seus inconscientes. Aumentar as fibras só aumenta o empachamento. Os laxantes apenas causam dor ou, para funcionar, têm de ser tomados em doses tão altas a ponto de causar diarréia. Há um tratamento que ajuda essas mulheres. Consiste em retreinar seus músculos abdominais e pélvicos de modo que eles voltem a agir cooperativamente em vez de brigarem entre si.
Uma outra razão porque algumas mulheres não conseguem eliminar fezes que elas sentem estar no reto é que ao esforço, a parede do reto forma uma bolsa contra a parede da vagina e as fezes ficam encalhadas nessa bolsa. Isto tem o nome de retocele e só pode ser corrigida cirurgicamente.
Pontos centrais
  • Você está constipado se suas fezes são em pequenos pedaços duros e se você não tem uma rotina regular.
  • Para evitar constipação: - nunca ignore o "sinal de urgência" para defecar; - estabeleça uma rotina matinal; - coma bastante fibra.
  • Ao ingerir laxantes, comece pelos agentes fibrosos laxantes que são moderados e vagarosos antes de passar para os mais fortes. Pergunte ao farmacêutico.
  • Consulte um médico se você precisa de laxantes fortes regularmente. Vá ao médico se a sua constipação não tem uma causa aparente, especialmente se você tem mais de 40 anos.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Vida conturbada é uma das causas da Prisão de Ventre

Entupir-se de alimentos que pouco ou nada acrescentam ao corpo é uma das desculpas da vida conturbada e corriqueira do mundo moderno. Esses hábitos podem acarretar complicações como a prisão de ventre. O que define esse mal é a dificuldade, por vezes dolorosa, para eliminar as fezes, que geralmente ficam duras, secas, pequenas e difíceis de eliminar. O problema atinge 28 milhões de brasileiros, em especial, as mulheres.

Ir ao banheiro todos os dias para eliminar as impurezas que o corpo não precisa é essencial para uma vida saudável. A constipação (termo usado para definir a prisão de ventre ou intestino preso), é causada pela ingestão de certos tipos de alimentos, falta de atividades físicas, irresponsabilidade do ciclo de evacuação e do próprio organismo do indivíduo.

Para cada homem, há três mulheres com queixas do sintoma. Sandra Paula de Andrade, 32 anos, é uma delas. Sofre de constipação desde os 18. Já fez dieta, mas assume não ingerir todos os dias alimentos que façam regular o seu intestino. A falta de tempo é o maior problema que enfrenta. ”Na correria, não consigo ter uma alimentação rica em fibras, balanceada. Opto pelo o que estiver na frente para comer”, revela.

Sandra Paula chega a ficar uma semana sem evacuar. Uma evacuação considerada normal é de 3 vezes por dia a 3 vezes por semana, desde que as fezes sejam pastosas. Fezes secas é sinal de que seu corpo necessita de líquido.

Outro fator que propicia a irritabilidade no ciclo é o estresse. Ele também é uma das causas da prisão de ventre. Sandra Paula, que já chegou a ingerir duas cápsulas de laxante em uma só vez, conta que na hora do nervosismo, a vontade de ir ao banheiro acaba passando e para não ficar muito tempo sem eliminar, ingere o medicamento. ”A agitação do dia-a-dia me deixa irritada. Por conta dessa pressão, já cheguei a tomar duas cápsulas de laxante".

A coloproctologista e gastroenterologista Maria Ligia Lyra Pereira diz que todos esses fatores (má alimentação e estresse) são básicos para que o indivíduo sofra desse mal. “Quando se reprime a vontade de ir ao banheiro, se está contribuindo para desenvolver prisão de ventre progressiva. Uma alimentação rica em fibras e em alimentos que ajudem a regular o organismo é essencial”, explica a médica.

Problemas emocionais também acarretam o sintoma. Maria Ligia alerta que a ingestão de laxantes, mesmo que sejam naturais, causam dependência e irritam as paredes do intestino, forçando-as a liberar o bolo fecal, provocando o câncer.

As atividades físicas fazem com que o corpo trabalhe de maneira mais regulada e progressiva, principalmente para as mulheres. “Quando o corpo se sente bem, tudo está bem. Você se sente relaxada e o mais importante, regulada”, confirma Maria Ligia.

Alimentação - Uma opção para acabar com a prisão de ventre são os sucos naturais, como os de laranja, de banana e de abacaxi. Para uma dieta saudável, lembrando que o ideal é consumir o suco natural e fresco, devem ser ingeridos logo após o preparo para que não percam seus efeitos nutricionais. As fibras facilitam o trânsito intestinal e a frequência das evacuações.

Para uma vida sem dores e livres de estresse, a médica prescreve a receita. “Você tem que fazer o seu corpo funcionar de forma saudável, estabelecendo horários para cada refeição e atividades. Lembre se que é você quem controla o seu corpo”, conclui a coloproctologista.


Evite Laxantes medicinais(remedios,capsulas,comprimidos) porque pode irritar seu intestino mais ainda,prefira os naturais,para não prejudicar a sua saúde!

domingo, 23 de junho de 2013

Laxantes Naturais para a Constipação

Se você nunca experimentou o desconforto da prisão de ventre, talvez durante a viagem ou depois de uma mudança em sua dieta, você pode ter considerado laxantes. As pessoas mais velhas, especialmente se eles estão frágeis ou que tenham muitas doenças crônicas, também pode ser propenso a prisão de ventre e muitas vezes precisam de medicação regular, como laxante para ajudar a manter os intestinos em movimento. Este artigo irá ajudá-lo a aprender mais sobre laxantes.

O que são laxantes?

Laxantes (ou purgantes) são os alimentos, compostos, ou as drogas tomadas para induzir movimentos intestinais ou para soltar as fezes, na maioria das vezes tomadas para tratar a constipação que pode resultar muito pouco volumoso na dieta, pouca água, sedentarismo, ansiedade, ou mesmo certos medicamentos. Eles estimulam o intestino, fazendo com que o organismo a eliminar os resíduos. Você pode tomar laxante oral de muitas formas diferentes como líquidos, comprimidos, gomas, ou pós que se dissolvem na água.

Como elas funcionam?

Laxantes trabalhar em diferentes formas, bem como a eficácia de cada tipo de laxante varia de pessoa para pessoa:
  • Formadoras de laxantes massa: Eles acrescentam volume e água para as fezes. As fezes mais ajudar a desencadear as entranhas de contrato e mover as fezes para fora.
  • laxantes Lubrificante: Eles trabalham por revestimento da superfície das fezes. Isso ajuda a reter água nas fezes assim que sair do corpo mais facilmente.
  • emolientes fecais: Eles ajudam a mistura de fluidos em fezes para amaciá-los. Isso faz com que as fezes mais fácil de passar fora do corpo.
  • Laxantes estimulantes: Eles são os mais duros laxantes. Eles causam o intestino para apertar ou contrato para mover as fezes para fora. Laxantes estimulantes geralmente deve ser usada apenas quando seu médico recomendar.

Quais são os laxantes naturais?

  • Isabgol (psyllium loiro): É ideal para pessoas vata que freqüentemente sofrem de constipação seca.
  • Rose deixa: Muito leve e boa para a constipação resultante de estresse e ansiedade.
  • Uma combinação de amla, Harar e bahera (triphala): Um laxante nível moderado e uma boa fonte de vitamina C. muito bom para as pessoas com constituição kapha e para pessoas com acidez e diabetes.
  • Senna vagens Crushed: Senna é um laxante forte. Ele é usado em preparações de Ayurvedic e alopáticos.
  • O óleo de mamona: Foi utilizado nos tempos antigos, mas foi interrompido devido a ser desagradável e confuso.
  • laxantes Allopathic: muito forte e deve ser tomada apenas quando prescritos pelo médico. O uso a longo prazo é prejudicial.

Quais são os efeitos colaterais?

A maioria dos laxantes não tem efeitos colaterais se você usá-los corretamente. Às vezes, eles podem causar cólicas, gases, flatulência, náusea e diarréia. Os laxantes estimulantes são mais susceptíveis de causar efeitos colaterais. Estes podem incluir desconforto abdominal, fraqueza e cãibras. Com laxantes formadores de massa, você pode notar algumas inchaço, gases ou cólicas no início. Isto é mais provável se você demorar muito ou aumentar a quantidade que você está usando muito rapidamente. Esses sintomas deverão desaparecer dentro de algumas semanas ou menos.

Alguns cuidados

  • O uso prolongado de laxantes pode ser prejudicial. Eles devem ser utilizados apenas por um curto tempo.
  • Algumas pessoas, principalmente aqueles com transtornos alimentares, abuso de laxantes para tornar-se magro.Isto pode ser extremamente perigoso, pois pode danificar o intestino e provocar um desequilíbrio de substâncias químicas essenciais no corpo.
  • mudanças nos hábitos intestinais persistentes podem ser um sintoma precoce de uma doença, especialmente em pessoas de meia idade ou idosos.

Existem outras maneiras de tratar a constipação?

Ao invés de ir a laxantes, aumentar a quantidade de massa natural em sua dieta, que atua como um laxante formadores de massa. Granel, que geralmente vem de fibra vegetal, não é absorvido pelo intestino, mas absorve água que passa através dos intestinos. Como ele incha, ele adiciona volume às fezes moles, o que ajuda a enviar sinais para o intestino vazio.
Coma mais alimentos que promovam movimentos intestinais normais. A abordagem da dieta saudável para promover função intestinal normal é comer mais pães de grãos integrais, cereais, biscoitos e farelo de trigo ou alimentos com farelo de trigo adicionado. Esta abordagem dietética deve ser feito em conjunto com beber mais líquidos. Legumes e frutas também contribuem para a função intestinal normal.
Ocasional ajuda de um laxante é normalmente seguro em pessoas saudáveis, porém, os consumos prolongada pode causar problemas.

sábado, 22 de junho de 2013

Acabe com a Prisão de Ventre

Não aguenta mais a prisão de ventre? Aqui dicas para você acabar com esse problema

Você deve desconfiar que não é a única mulher da face da terra que já ficou um, dois, três, ou até mais dias sem ir ao banheiro. Certamente tem uma irmã, prima ou amiga que também passa dias nessa situação. As mulheres são mesmo as maiores vítimas da prisão de ventre, como provam as estatísticas. “De cada cinco jovens que sofrem com o problema, quatro são mulheres”, conta Frederico Magalhães, gastroenterologista da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Essa pole position pouco glamourosa pertence às garotas por uma associação de fatores. “A prisão de ventre tem a ver com a constituição do corpo feminino, a ação dos hormônios, a ingestão de anticoncepcional – que altera a flora intestinal – mas, também, com a vergonha que as garotas sentem para ir ao banheiro”, diz Frederico. Isso explica por que, às vezes, seu intestino para de funcionar quando você viaja para a praia ou dorme na casa do namorado.

É fácil entender como a timidez pode interferir em um processo tão delicado. Quando aparece aquela vontade de ir ao banheiro, que os médicos chamam de onda peristáltica, é porque as fezes estão prontas para sair. Ao segurar essa vontade (ou porque você está no trabalho e detesta usar o banheiro de lá, ou porque não quer dar bandeira em um lugar desconhecido), você interrompe o processo. A onda passa e só deve aparecer de novo no dia seguinte. O problema cresce porque, depois de dois dias, as fezes já estão ressecadas e, portanto, mais difíceis de sair.

Antes de se sentir a grande vítima, porém, é bom entender o que os médicos consideram como prisão de ventre. O assunto provoca uma boa discussão, uma vez que mesmo entre eles não há um consenso sobre quantos dias de atraso confirmam o problema. Enquanto alguns dizem que o intestino normal deve funcionar de duas a três vezes ao dia, como nos bebezinhos ou nos animais, outros alegam que ir ao banheiro até uma vez a cada dois dias está dentro da normalidade. A melhor maneira de sair desse impasse é recorrer ao bom senso. Tem gente que fica dois dias sem ir ao banheiro e se sente bem disposta. Para outras garotas, um dia de atraso representa um martírio: elas sentem o abdômen inchado, mal-estar e até a pele fica um pouco esquisita. “Fique atenta à periodicidade e à consistência das fezes. Se você sempre vai ao banheiro uma vez a cada dois dias, esse é o seu padrão, portanto, só se preocupe caso o ritmo mude. Quanto à consistência, se as fezes são ressecadas e causam desconforto ao sair, mesmo que saiam diariamente, existe um quadro de prisão de ventre”, diz Alex Botsaris, médico especializado em acupuntura e medicina chinesa.



Os efeitos da prisão de ventre

Como qualquer coisa que acontece no nosso organismo, a prisão de ventre não é um desconforto isolado. Além da barriguinha estufada e do mau humor (já que enfezada quer mesmo dizer cheia de fezes), o intestino preso também é responsável por outros problemas, que afetam não só a sua beleza como o seu estado de espírito e a sua saúde. “Pode não parecer, mas o intestino é um órgão nobre. Pesquisas recentes demonstram que 90% da serotonina (aquela substância responsável pelo bem-estar) produzida por nosso organismo vem do intestino e 80% das nossas defesas imunológicas, também”, explica Tiago Almeida, médico especialista em colonterapia.

A maior parte das consequências da falta de funcionamento do intestino está ligada às toxinas que não são eliminadas devidamente e, portanto, permanecem no nosso organismo. O resultado pode ser inchaço, gases, enxaqueca, espinhas, alergia, celulite, fadiga e depressão.




Como combater


Para melhorar o hábito intestinal você precisa atacar o problema em quatro frentes:

• Alimentação: Coma pelos menos três porções por dia de folhas, três de legumes e três de frutas. Algumas frutas concentram substâncias que ajudam o seu intestino a funcionar melhor, como papaia, ameixa, abacaxi, maracujá e laranja. Substitua o pão branco pelo integral e consuma um iogurte (com lactobacilos) por dia. Para deixar que as fibras façam o seu papel de limpar o organismo, beba, no mínimo, 2 litros de água por dia.

• Exercício físico: a prisão de ventre é um motivo mais que justo para você começar a malhar, pois ajuda nos movimentos peristálticos. Meia hora por dia já é suficiente, e o abdominal é uma boa opção porque fortalece a musculatura do ventre, importante na expulsão das fezes.
• Distância dos laxantes: Aqui entramos em um ponto delicado. Você deve ter o cuidado de só se medicar para a prisão de ventre com a recomendação do seu médico. Embora alguns tipos de laxante, como os de fibras solúveis, por exemplo, não causem danos ao organismo, outros (mesmo os naturais à base de cáscara-sagrada e ruibarbo) podem fazer mais mal do que bem. Há o risco de irritar o intestino, destruir a sua flora, viciar seu organismo e, com o tempo, até perder o efeito. “Se hoje você toma um, daqui uns meses vai precisar de quatro comprimidos para ter o mesmo resultado”, explica Frederico.

• Prontidão para atender ao seu intestino: por último, e talvez o item mais difícil de ser incorporado à rotina, é a mudança dos hábitos diários. Será preciso tentar atender prontamente aos chamados do seu intestino, esteja onde estiver. Se ele até já parou de chamar, passe a ir ao banheiro, mesmo sem vontade, após as refeições. É que nesse momento acontece o que os médicos chamam de refluxo gastrocólico, uma movimentação em todo aparelho digestivo, capaz de despertar a vontade até nos intestinos mais preguiçosos. Sente, relaxe e aguarde. Não foi dessa vez, repita a tentativa após a refeição seguinte. Essa técnica só não deve ser usada por quem tem hemorroida, porque pode agravar o quadro. Tente, insista, você vai colocar a sua barriguinha em ordem, seu organismo vai funcionar melhor, você vai ficar mais bonita e muito mais feliz. Encare esse desafio!

Uma força:dicas,sugestões no Banheiro e Massagem


Massagens e posturas ensinadas por especialistas podem ajudá-la a sair do banheiro com sensação de missão cumprida

• A posição de cócoras estimula o intestino e o ajuda a funcionar melhor. No vaso, mantenha o tronco curvado para a frente.

• Se estiver em casa, use um banquinho, de cerca de 30 centímetros para apoiar os pés. Dessa forma, as fezes tendem a sair naturalmente.

• Sentada no vaso, faça uma massagem abdominal, em grandes círculos, no sentido horário, para estimular os movimentos peristálticos.

• Se você não gosta de se sentar nos vasos de banheiros públicos, use um papel para forrar o assento. Lencinhos higiênicos umedecidos fazem uma boa higienização, e podem ajudá-la a se sentir mais segura de usar o banheiro na hora do expediente.

• Faça 5 minutos de compressa com bolsa de água gelada, seguida por 5 minutos de bolsa de água quente no ventre. Em seguida, massageie no sentido horário. Repita quatro vezes. “O frio contrai, o calor relaxa. Essas compressas mais a massagem estimulam a contração e a descontração do intestino e iniciam um movimento peristáltico”, explica Alex.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Constipação Intestinal

A dificuldade em evacuar as fezes, ou a evacuação incompleta com a sensação da retenção das mesmas no intestino, ou ainda a eliminação infrequente, com espassamento de muitos dias, de fezes muito duras e ressecadas, são chamadas de constipação ou obstipação intestinal .
É um problema muito frequente e tem causas diversas, algumas delas requerendo intervenção médica. Felizmente, no entanto, a maioria das vezes deve-se a um transtorno funcional onde há um distúrbio da motilidade intestinal e com simples medidas de reeducação alimentar e de habitos de vida pode ser resolvido.
* Estabeleça um horário para evacuar; mantenha-o constantemente. De preferencia que seja pela manhã ou após as refeições.
* Pela manhã, em jejum, tome um copo grande de agua, em pequenos goles, e vá para o vaso, com tempo, de preferência com uma revista de leitura amena. A princípio será infrutífero, mas com o passar dos dias o reflexo da evacuação surgirá.
* Coloque neste copo d'água uma ameixa preta e deixe dormir. Na manhã seguinte tome da forma indicada e já prepare o da manhã seguinte.
* Obedeça o reflexo da evacuação. Quando sentir vontade de evacuar, não adie. Procure um local adequado, mais próximo, sem muita demora e satisfaçá-o. Grande parte das pessoas adquirem a constipação na infância ou adolescencia devido a um pudor social que as leva a reprimir constantemente esse reflexo, aquardando um momento mais oportuno. A supressão deste reflexo ao longo dos anos leva a essa consequência. Restabelecer progressivamente o reflexo da evacuação é pedra angular do tratamento.
* Exercício físico. De preferência caminhada ou bicicleta

quinta-feira, 20 de junho de 2013

SINDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL (SII)

O QUE VOCÊ  PRECISA SABER?

A Sindrome do Intestino Irritável é um conjunto de queixas (sintomas)

provocadas pelo mau funcionamento do intestino. Os sintomas mais comuns são  dor  e/ou  desconforto abdominal , diarréia  e/ou constipação (prisão de ventre).

A SII afeta entre 15% a 20% da população ocidental , e nos EUA é a segunda causa mais frequente de falta ao trabalho, perdendo apenas para o resfriado.



Como Você  Pode Ver , A Sii É Uma Doença Muito Comum.

A SII pode ocorrer  em  qualquer idade , sendo mais comum entre 30 e 50 anos.Acomete mais mulheres do que homens e muitas pessoas que apresentam os sintomas da SII não procuram o médico , pois  existe  uma tendência a acreditar  que estes desconfortos são " normais ".

Os medicos classificam a SII como uma doença funcional,pois, quando examinam o intestino não  encontram nenhum sinal  de dano  ou altareção na sua estrutura

Geralmente, apresenta-se de forma leve. Em alguns pacientes os sintomas podem alterar as atividades diárias,causando insegurança  de ir ao trabalho, participar de reuniões sociais ou fazer  uma viagem, mesmo de curta distância.

O controle dos sintomas da SII pode ser alcançado por meio de dietas específicas prescritas pelo médico e do tratamento e controle do estresse.



QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA SII?

Diarréia, constipação ou ambos.

O funcionamento do intestino considerado  normal varia de pessoa para pessoa, podendo o número de evacuações ser de três vezes por semana.

As pessoas com SII apresentam cólicas abdominais associadas ao número de evacuações (diarréia) ou à  redução  deste número(constipação). Algumas pessoas  podem ter diarréia em determinados períodos e constipação em outros , alternando os sintomas.



Diarréia:Os pacientes com diárreia têm evacuações frequentes com fezes amolecidas de pequeno ou médio volume  que ocorrem durante o dia, principalmente pela manhã ou após as refeições.É  comum a sensação de urgência para evacuar, de evacuação incompleta e,ainda, a eliminação de muco com as fezes.



Constipação:Quando ocorre , a constipação pode se prolongar por dias e até meses, com períodos de diarréia ou de função intestinal normal.As vezesz costumam ter consistência  dura, existindo também a sensação de evacuação incompleta e dor ao evacuar.



Outros Sintomas:Além  de diarréia e constipação, é também  comum ocorrer dor e distensão abdominal,eructações (arrotos) frequentes,sensação  de empachamento, além de outros sintomas,não tão comuns,que podem ocorrer em outros  órgãos, como dor de cabeça , irritabilidade e até  alterações ao urinar.



QUAIS  SÃO AS CAUSAS DA SII?

A SII pode apresentar diferentes causas, entre elas:



* Fatores  psicológicos:

A SII pode estar  relacionada  a fenômenos psicológicos e alterações de comportamento,

tais  como:alto grau de ansiedade,variação de humor,tristeza, perfil depressivo e

distúrbios do sono.



* Aumento da atividade dos  movimentos intestinais:

Os (as) pacientes com SII  apresentam uma resposta exagerada e inadequada dos movimentos intestinais aos estímulos como ingestão de refeição , tensão psicológica e outros ocasinando alterações da atividade intestinal avacuatória: diarréia e constipação.

  

* Aumento  da sensibilidade à dor :

Na SII  existe  uma sensibilidade exagerada aos estímulos dolorosos na região abdominal, ,ou seja, um mesmo estímulo que não tem intensidade suficiente para causar dor abdominal em pessoas saudáveis é capaz de causar dor  nos(as) pacientes com SII.



* Infecção intestinal:

É possível  que infecçoes intestinais sejam responsáveis pelo aparecimento da SII  em algumas pessoas.



COMO  A DIETA INTERFERE NA SII?

Normalmente  os sintomas da SII  acontecem logo após a ingestão  dos alimentos. Em média, 35% a 66%  das pessoas que apresentam SII  não toleram certos tipos de alimentos. Para avaliar  se isto acontece com você , observe se a ingestão de um determinado alimento provoca diarréia. Anote  o(s) alimento(s) ingerido(s)  e o número de evacuações durante  un período de tempo em que aconteça pelo menos dois episódios de diarréia.

A  ingestão de alimentos ricos em gordura causa alterações, aumentando os movimentos do intestino(peristaltismo).Alimentos ricos em frutose (açúcar presente em frutas) e sorbitol (açúcar presente  em frutas e gomas de mascar) provocam aumento de gazes.



Alguns exemplos :

Alimentos contendo  frutose : frutas , como  por exemplo a maçã ,mel, sorvete, geléia,gelatina,pudim

biscoito e goma  de mascar.

Alimentos contendo sorbitol: maçã ,pêra,pêssego,ameixa,cereja ,algas marinhas, bebidas fermentadas

(cidra,por exemplo) e goma de mascar.



Portanto, alimentos ricos em gordura (banha, bacon, maionese e frutas ), café (pelo efeito excitante e laxativo), frutas com alto teor de frutose e alimentos que contenham sorvitol nao devem fazer parte da alimentação  diária ou devem  ser consumidos  em pequenas quantidades.



O leite pode causar aumento de gases nas pessoas que têm deficiência  de lactase (enzima que auxilia a bsorção do açúcar do leite – a lactose). Nestes casos , pode-se fazer restrição de leites e derivados, omo queijo e margarina, ou utilizar um leite com baixo teor de lactose,facilmente encontrado no mercado brasileiro.

Quando o sintoma frequente da SII for a constipação (prisão de ventre),o aumento de fibras vegetais na dieta é benéfico,pois as fibras regulam o intestino e melhoram a constipação . As  fibras estão presentes em frutas,legumes,verduras e também  em medicamentos específicos.

Para finalizar , se você  tem SII , o ideal é fazer  várias refeições  ao dia , em pequenas quantidades e de baixo teor  calórico.



COMO O ESTRESSE ATUA NA SII?

O estresse normalmente provoca alterações no sistema digestivo.Nas pessoas com SII,o intestino  é mais sensível, portanto,estas alterações são   ainda maiores.Nestes casos , o tratamento psicológico apresenta efeito positivo sobre o comportamento, reduzindo o estresse.



COMO OS MEDICAMENTOS PODEM MELHORAR A SII?

Existem várias opções de medicamentos para o tratamento da SII. O medicamento ideal para você deve ser escolhido por médicos experientes.



LEMBRE-SE : Para controlar a SII , é importante seguir sempre a prescrição e as orientações médicas.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

HÁBITOS ALIMENTARES EM CONSTIPAÇÃO INTESTINAL


CONSUMA ALIMENTOS RICOS EM FIBRA Uma dieta rica em fibras vegetais (frutas, verduras, grãos integrais) traz enormes benefícios ao organismo porque ajudam a formar o bolo fecal, porque dão volume e retem agua, facilitando a evacuação e regulando o intestino. Os campeões são: Fibra de trigo-40% côco fresco-19% aveia-16% ameixa preta 11,9% pipoca-10% Tabule-9,3% uva passa-8,7% feijão cozido-7,9% pão integra-7,4% laranja-3,4% Dê preferência a frutas com casca, vegetais crus e inteiros, e massas e cereais integrais.

 BEBA AGUA A água lubrifica o intestino, facilitando a evacuação, num volume de 2 litrosou 8 copos/dia. Caso contrario, as fibras poderão ter o efeito inverso, tornando as fezes mais consistentes e ressecadas.

PRATIQUE ALGUMA ATIVIDADE FISICA. Exercícios estimulam as funções intestinais, fortalecendo a musculatura abdominal.

PROCURE IR AO BANHEIRO NA HORA QUE SENTIR VONTADE. Segurar a vontade de evacuar, com os anos, reprime o estimulo da evacuação. Respeite o seu organismo – aos poucos, com a reeducação, ele passará a funcionar sempre no mesmo horário.

O CASO DA AMEIXA PRETA. Deixe uma ou duas ameixas pretas dormirem num copo grande de água. Pela manhã tome essa água, em pequenos goles, e coma a ameixa. Já deixe a do dia seguinte preparada. Em seguida vá ao banheiro e fique alguns minutos lendo o jornal. Com o tempo a vontade de evacuar nesse horário poderá se tornar um habito.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Intolerância ao Glúten e seus Sintomas

É muito comum ver nos rótulos de diversos produtos alimentícios na tabela nutricional o nome “glúten”, porém não sabem o realmente significado, o glúten pé uma proteína presente em muitos alimentos, em especial ele se encontra na semente de cereais como cevada, centeio e aveia, geralmente é encontra em alguns alimentos em pequenas quantidades, mas é o suficiente para causar muitos problemas de saúde, estas pessoas que sofrem a intolerância aos alimentos que contem glúten possuem a doença celíaca, ela causa uma desordem no sistema imunológico, ela é auto-imune que causa muitos danos a mucosa do intestino delgado.
A doença celíaca pode ser causada depois de uma forte infecção viral ou bacteriana ou mesmo podem ser hereditárias, estas pessoas possuem uma má absorção dos nutrientes para organismo e que podem ocorrer gases, perda de peso, fome intensa, fadiga, vômito, diarréia, fraqueza, infertilidade, depressão, irritação e ausência de menstruação. Estes são os principais sintomas da doença algumas pessoas não apresentam todos os sintomas, esta doença é considerada auto-imune e pode gerar outras doenças como deficiência no desenvolvimento das crianças, anemia, infertilidade, osteoporose, defeitos no nascimento entre outros. O diagnostico é feito através de biopsia do intestino, testes de anticorpos e um teste com uma dieta por um prazo determinado pelo médico livre de glúten.
O tratamento para esta doença é a prevenção do consumo dos alimentos que contenham aveia, trigo, cevada e centeio. Até mesmo as menores quantidades devem ser evitadas, como por exemplo, evitar compartilhar o mesmo prato em que foi preparado algum alimento que possua um dos ingredientes descritos acima. A alimentação deve ser completamente livre de glúten e qualquer alimento preparado com os outros alimentos que contenham o trigo, a cevada, aveia ou centeio, ou seja, uma alimentação completamente saudável, porém outros tipos de proteínas devem ser incluídos para que o organismo não se desequilíbrio, dar prioridade para frutas e verduras.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Intolerância à Lactose e seus Sintomas

A lactose é um tipo de açúcar presente no leite que é formada por monossacarídeos, galactose e glicose ela se classifica como um dissacarídeo e é muito comum muitas pessoas sofrerem intolerância a este tipo de açúcar, uma incapacidade do organismo aproveitá-la, é muito mais comum do que as pessoas imaginam sofrer com a intolerância a lactose, geralmente é na infância que é descoberto, quando a criança começa a consumir alimentos de origem láctea, quando desmamam e passar a consumir leite de vaca e outros alimentos. Porém pode se desenvolver ao longo da vida a intolerância a lactose. Ela se desenvolve quando as células presentes no intestino delgado que produzem a lactase, uma substância que é responsável pela digestão e absorção da lactose, desta maneira ela se fermenta na flora intestinal causando ácidos orgânicos e gás, o principal resultado disso é uma diarréia osmótica caracterizada pela grande perda de líquidos orgânicos do intestino.
Geralmente as pessoas que são intolerantes a lactose são incapazes de produzir a lactase e por isso quando consomem algum tipo de lactose sofrem com os mais diversos sintomas, já nos bebês é muito comum as mães acreditarem que eles são intolerantes, o que na verdade ocorre na maioria das vezes é que a flora intestinal dos bebês mais novos ainda não possui todas as defesas e as células que produzem a lactose não estão completamente formadas ou não produzem enzimas suficientes para que haja a absorção e digestão da lactose causando problemas, estes bebês durante seu desenvolvimento terão seus órgãos amadurecidos prontos para receber qualquer tipo de alimento, por isso o diagnostico deve ser feito pelo médico, não é possível concluir a intolerância a lactose após um episódio de diarréia ou qualquer outro sintoma.
Os sintomas mais comuns de quem sofrem com a intolerância a lactose são:
• Cólicas;
• Diarréia;
• Vômitos;
• Febre;
• Inchaço abdominal;
• Flatulência;
• Cólicas;
Os sintomas podem variar muito de acordo com cada organismo e de pessoa para pessoa, por isso podem surgir também irritações na pele, vermelhidão, coceira, fadiga entre muitos outros sintomas. O diagnóstico clínico é indispensável, o exame específico é o único método de descobrir o problema que pode ser dificultado em casos de diabéticos. A única forma de prevenir e de tratar é evitar o consumo de lactose, optar por outros tipos de açúcar como os de frutas, entre outros, geralmente quem sofrem com a intolerância deve passar por uma alteração no cardápio diário, devido à inúmera quantidade de alimentos que são derivados de leite, até o chocolate ao leite deve ser evitado, assim como vários tipos de queijo, leite, iogurtes, entre outros. Quando há o consumo de lactose o médico deve ser procurado imediatamente, devido aos sintomas que o paciente pode sofrer levando a grande perda de líquidos no organismo causando a desidratação entre outros problemas que podem evoluir, há medicamentos que devem ser prescritos pelo médico para cessar os sintomas e problemas causados.

domingo, 16 de junho de 2013

BANHEIRO,BANHEIROS

Banheiro Público Cuidado com as pegadinhas

Já pensou você está no banheiro e de repente aparece uma cobra ou um tigre? Saiba que isso pode acontecer, então muito cuidado. Isso na verdade são pegadinhas que acontecem com freqüência. Tiveram alguns casos em que coloram uma cobra em cima da porta assim que a pessoa chegava, fazendo com que ela levasse um baita de um susto. As pessoas ficam realmente bravas, mas depois dão muita risada.
Então se você não quer ser uma vitima e aparecer no vídeo, tome muito cuidado, quando entrar no banheiro a primeira coisa que deve fazer é olhar bem para que não tenha nenhuma câmera, assim você pode desconfiar.
Ou então se tiver muitas pessoas no banheiro também pode ser outro sinal que você deve estar atento, então a dica é que você esteja preparado para a qualquer situação.

Odores no Banheiro

Você já foi ao banheiro e sentiu aquele cheiro desagradável? Bom, isso acontece principalmente em banheiros públicos, pois as pessoas acabam sujando propositalmente, quando deveriam ser mais educadas, afinal um dia elas podem precisar. Mas quando esse problema é devido à falta de limpeza, saiba que a melhor coisa a fazer é ir á prefeitura e reclamar, afinal é um direito seu e de todos os cidadãos, o dinheiro para pagar esses funcionários é do dinheiro dos impostos que você paga.
Já em casa se estiver com esse problema, nada melhor do que fazer uma boa limpeza e descobrir o que está causando o mau cheiro no banheiro. A higiene é um dos fatores mais importantes independente da situação.

A Hora de Usar o Banheiro Crianças

É difícil saber a hora que as crianças querem ir ao banheiro, e muitas vezes elas acabam segurando por muito tempo, o que pode ser muito ruim. Quando uma criança para de usar fralda e começa a utilizar o banheiro demora um tempo para que ela se adequar.Tente ensinar o seu filho depois dos dois três anos, pois quanto antes melhor. Primeiro você pode começar pelo pinico e depois ensina-lo a usar o vaso sanitário. No começo você vai ter que ficar falando para a criança ir ao banheiro até que ela aprenda a hora da necessidade.
A criança vai ter curiosidade, o que pode ser muito bom, mas não deixe que ela fique fazendo gracinha. Mas por outro lado não force muito, criança não gosta de pressão.
Pode ser que demore bastante para aprender, mas isso vai depender de cada criança, não pense que todas aprendem em um determinado tempo por que não é verdade, sendo que algumas pessoas aprendem só depois de estarem bem grandinhos.

Como poupar água no banheiro

A água é o recurso natural mais importante do planeta, é por meio do consumo dela que podemos garantir a sobrevivência. Entretanto, é importante lembrar que apenas 1% de toda a água encontrada na Terra é passível do consumo humano. Sendo assim, temos que procurar economizar água para que o futuro não esteja comprometido com a escassez. As atitudes de economia podem ser diárias e toda a família deve ajudar para que o resultado seja constatado na conta no final do mês.
O primeiro passo para poupar água pode estar dentro do banheiro, então procure demorar menos tempo no banho, não deixe a torneira aberta quando estiver escovando os dentes e reduza o número de descargas, já que o vaso sanitário consume uma grande quantidade de água.

 

 

sábado, 15 de junho de 2013

Prisão de Ventre/ Intestinos / Constipação / Laxantes / Alimentação 2

Saiba como eliminar a prisão de ventre e melhorar o seu intestino

Sabe aquele desconforto no intestino, ele pode estar sendo causado pela a alimentação irregular, que vai fazer mal á sua saúde. Para ter o melhor funcionamento do intestino é preciso fazer uma reeducação alimentar e criar hábitos diários de exercícios. Para acabar com a prisão de ventre ingira bastante alimentos como: frutas, cereais, fibras, vegetais, entre outras coisas. Outra coisa muito benéfica é beber bastante liquido, de preferência água, e também tentar ficar calmo evitando o stress.
Bom, mas se nada disso adiantar procure um médico, pois ele vai te examinar e ver se tudo está certo, assim você vai poder recorrer ao magnésio, laxantes entre outras coisas.

Dicas Intestino Preso

 

O intestino preso é uma das causas maiores de pessoas indo para o pronto socorro de madrugada, ele deve funcionar rigorosamente se não você fica com uma grande dor, quase insuportável e tem que fazer lavagem.
O intestino preso vem geralmente com hábitos alimentares nada regrados, ou seja, você come mal e seu corpo precisa de fontes de vitaminas e sais para poder funcionar, se você não come bem, você não tem um bom funcionamento.
Uma dica é que você coma bastantes verduras, frutas, como banana, mamão, beba bastante agua e coma de tudo um pouco, se ainda persistir a intestino preso, procure um medico.


Informações para as pessoas que possuem intestino preso

Nem sempre o intestino está disposto a funcionar direito e quando isso acontece, a pessoa está sendo vítima da prisão de ventre. O problema oferece desconforto, aumentando a proporção do abdômen, colaborando para o mau humor e ainda ocasionando dores. O intestino preso acontece devido a lentidão com a qual trabalha esse órgão e as principais causas para o seu desenvolvimento é a falta de qualidade da alimentação. Para evitar os males da prisão de ventre, é preciso investir em hábitos alimentares saudáveis, ingerindo muitas frutas e cereais porque esses produtos são constituídos por uma boa quantidade de fibras.
Outra forma de manter combater a prisão de ventre é consumindo muita água por dia, isso porque o intestino grosso precisa do líquido para facilitar o transporte das fezes. Realize também exercícios físicos para estimular o funcionamento do seu metabolismo.

Leite Fermentado para o Bem do Intestino

filhos quando pequeno, isso porque o leite fermentado contém lactobacilos que são ótimos para a saúde. Um alimento importante para o sistema digestivo e para o imunológico. É uma proteção ao organismo. Os lactobacilos ajudam muito para quem tem diarréia, sendo também ótimo para combater bactérias, além de combater na produção de toxinas.
O importante é não exagerar, pois como sabemos o exagero acaba sendo prejudicial a nossa saúde, mas tome leite fermentado regularmente. Existem marcas ótimas no mercado e com preços acessíveis, tenho certeza que você vai gostar.

Alimentos que melhoram o intestino

Mais da metade da população sofre de retenção de gases e problemas intestinais inclusive as mulheres, são vários os motivos que tornam o intestino “preguiçoso”, a dificuldade de ir ao banheiro para algumas pessoas é enorme e isso gera muitos danos a saúde, para manter o intestino no ritmo é preciso se aliar a alguns alimentos que atuam principalmente no sistema gástrico ajudado a melhorar o funcionamento do intestino, porém apenas se alimentar com este tipo de alimento pode não ser a solução, o mais correto para garantir a seu intestino a regulação é unir alimentos ricos em fibras juntamente com ingestão de água e outros líquidos e para concluir a união de novos hábitos alimentares para ter melhor funcionamento gástrico é a prática de exercícios  físicos diários.
Os alimentos que favorecem o funcionamento e agem como laxantes naturais são:
• Ameixas secas;
• Carne vermelha;
• Folhas verdes como a chicória, alface, entre outras;
• Peixe;
• Azeite;
• Cenoura;
• Laranja;
• Alho;
• Leite;
• Aveia;
• Iogurte;
• Tomate;
• Frutas oleaginosas como nozes, castanha-do-pará entre outras;
• Brócolis;
• Banana;
• Abacaxi;
• Mamão;
• Feijão;
• Couve;
• Pêra
• Pão integral;
• Granola.
Estes alimentos são ricos e nutrientes e fibras que são fundamentais para manter o intestino em bom funcionamento, quando você inclui alimentos como estes citados acima em sua dieta além de garantir saúde você se livrará deste desconforto, experimentem associá-los a prática de atividades físicas todos os dias por pelo menos meia hora e não se esquece de hidratar seu organismo, ingerindo pelo menos dois litros de água por dia incluindo, sucos naturais de frutas e chá. Quem está sujeito a sofrer com o mau funcionamento do intestino está sujeito também a outros problemas e também pode ser uma sinalização que algo de errado está acontecendo. Alguns fatores estão ligados a este mal, como a depressão, enxaqueca, problemas no sistema nervoso, problemas de coração, alteração na rotina, algum trauma, mudança de horário, irritabilidade, insônia, entre outros que podem ser responsáveis pelo “transito” intestinal.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Prisão de Ventre/ Intestinos / Constipação / Laxantes / Alimentação 1

Como melhorar o funcionamento do intestino 

Muitas pessoas, em especial as mulheres sofrem com sérios problemas de intestino preso ou como também é chamado de constipação intestinal ou até mesmo de prisão do ventre. Para acabar de vez com este problema, veja aqui algumas maneiras de regularizar o funcionamento do seu intestino: Ingira muitas fibras solúveis e também não solúveis diariamente. As fibras solúveis são encontradas em cereais integrais, já as insolúveis nos legumes e nas frutas; A ingestão de muito líquido também ajuda e muito, principalmente quando há o consumo de fibras, pois facilita a passados dos alimentos pelo aparelho digestivo. É indicada a ingestão de dois litros de água diariamente; Ingira menos café, refrigerantes e bebidas alcoólicas, pois estes irritam a mucosa intestinal e prejudica o funcionamento do intestino; Pratique atividade física  regular, pois os exercícios promovem uma melhor resistência muscular ainda ajuda a auxiliar na mobilidade intestinal; Evite o consumo de leite, queijos, ricota e queijo de minas; Faça no mínimo cinco refeições diárias com café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar; Use semente de linhaça, mas para prepará-la coloque duas colheres de sopa de semente de linhaça no liquidificador com água e fruta, bata e beba imediatamente, mas faça isso de preferência logo pela manhã. Os alimentos mais ricos em fibras são: granola, farelo de trigo, farelo de aveia, arroz integral, macarrão integral, pão integral, feijão, lentilha, grão de bico entre outros.

Prisão de ventre causas

Conhecida também como constipação ou obstipação, é um problema que atingi muitas pessoas em todo o mundo, não é considerada uma doença, mas um estado que pode gera maiores problemas, é caracterizado pela dificuldade de fazer as evacuações, causando muito incomodo, muitas pessoas conhecem este problema como intestino preguiçoso, o nome faz jus ao problema porque é como se o intestino não quisesse funcionar, como se ele estivesse lento, mas as causas vão muito mais além do que a “boa vontade” do intestino para funcionar, as causas podem estar ligadas a diversos fatores pode ser psicológicos, físicos ou químicos, os maiores e incômodos sintomas é o inchaço abdominal, cólicas, irritabilidade e mal estar, estes sintomas são causados devi do intestino estar “cheio”, é considerada a pessoa que possui prisão de ventre aquela que evacua no máximo três vezes por semana, o correto é sentir a necessidade de ir ao banheiro pelo menos uma vez por dia, algumas pessoas acreditam que por não conseguirem evacuar pelo menos uma vez na semana possam estar com prisão de ventre, mas pelo contrário é extremamente normal uma pessoa evacuar até três vezes por dia, ou simplesmente deixar de ir ao banheiro um dia ou outro.
A maior reclamação de quem sofre de prisão de ventre é a dor ao evacuar, isso causa um incomodo e dor muito intensa e pode haver até sangramento devido a falta de lubrificação, as fezes costumam serem duras, pequenas, secas e há grande dificuldade de eliminá-las. As causas podem estar ligadas a diversos fatores como dissemos acima, como estresse, cansaço, mudanças repentinas na rotina, viagens, ansiedade, ausência de fibras na alimentação, má alimentação, síndrome do intestino irritável, sedentarismo ou falta de atividade física, automedicação, abuso de laxantes, gravidez, desidratação, problemas no reto ou cólon do útero, constipação crônica idiopática, entre muitos outros, há medidas que podem ser tomadas que podem ajudar muito em sua rotina de evacuações, te ajudando a manter mais qualidade de vida.
É muito importante para quem possui prisões de ventre que a vontade não seja ignorada, se alimentar corretamente é o fator mais importante não apenas para garantir melhor funcionamento do organismo, mas através da alimentação que o organismo busca por equilíbrio, e quando há ausência de algum nutriente no caso as fibras que são insolúveis têm papel fundamental no intestino, por isso consumir alimentos ricos em fibras como maioria das frutas pode ser a solução para sua constipação. Consumir líquidos também pode ajudar no bom funcionamento do intestino encaminhando a boa digestão ao intestino. A atividade física tem a função de acelerar o metabolismo, quando ela não é feita o organismo se torna mais lento consequentemente haverá mais lentidão para digerir os alimentos afetando o intestino também. Alguns medicamentos podem influenciar no mau funcionamento intestinal como medicamentos narcóticos, antiácidos, para pressão alta, antiespasmódicos, suplementos de ferro, antidepressivos, anticonvulsivantes entre outros. Garantir qualidade de vida é garantir o bom funcionamento do intestino, lembrando que a prisão de ventre pode significar maiores problemas, por isso consulte um médico para maiores informações.

Prisão de Ventre pode ser um Alerta de Doença

Muitas pessoas não ligam para a prisão de ventre, sendo que pode ser um alerta grave, pode ser considerado um sintoma de alguma doença. A prisão de ventre não acontece a toa, sinal que há algo fora do normal. A prisão de ventre pode levar á doenças como: doenças de Chagas, hipotireoidismo, câncer entre outras doenças. Se você é uma pessoa que tem esse problema a dica é procurar um médico imediatamente.
Principalmente se vem ocorrendo mudanças no seu organismo. A automedicação, no entanto, não é indicada, pois pode agravar a situação. Lembrando que esse problema também pode ser causado por uma má alimentação. Então antes de qualquer providencia vá á um médico, ele vai lhe dizer o problema.

Dicas para melhorar o seu intestino preso prisão de ventre

Nada pior do que sentir aquele desconforto não é? Mas, isso é sinal de mau intestino, a tão famosa “prisão de ventre”, mas não é preciso se preocupar por que há alguns procedimentos para você melhorar! Bom, a primeira coisa é cuidar da alimentação, sendo que muitos alimentos são benéficos há esse tipo de problema e podem ajudar muito, faça uma realimentação, mas procure comer muito mamão, pêssego, ameixa, figo, entre outras são excelentes.
Lembrando também que beber muita água é indicado, pois ajuda a hidratar, outra coisa que também é muito importante é ir ao banheiro na hora que sentir a vontade, pois se ficar “segurando” por muito tempo pode ser pior.
Bom, mas se nada disso adiantar o indicado é tomar um laxante e ir ao médico, pois assim ele vai ver se há uma causa mas especifica e vai lhe indicar a melhor coisa que tenha a fazer, boa sorte!

Alecrim Alivia Prisão de Ventre

saúde. Ele é excelente para a prisão de ventre, para que tem um “intestino preguiçoso”. Ele também é excelente para retardar o envelhecimento. O indicado é que as pessoas consumam regularmente, pois além desses o alecrim pode ajudar muito, a ter uma bela saúde.
Bom, então saiba que o chá de alecrim é maravilhoso, então experimente, tenho certeza que você vai gostar muito.

Cuidado com o uso de laxantes

A maioria das pessoas, principalmente a população feminina sofre com a prisão de ventre ou constipação intestinal e com isso acabam recorrendo para o uso de laxantes, os quais têm a capacidade de tornar o intestino ainda mais preguiçoso, pois eles somente disfarçam a prisão de ventre e não resolvem nada. As pessoas usam os laxantes para tentar regular o relógio intestinal, porém este comportamento esconde vários perigos porque os remédios usados para regular o intestino podem ter efeito contrário depois de algum tempo e isso pode acabar prejudicando as etapas finais da sua digestão. O primeiro passo para acabar com isso de uma vez por todas é colocar tudo nos eixos e limpar a sua cabeça e tirar da sua cabeça que devemos ir ao banheiro diariamente, afinal isso não se aplica a todos, pois cada organismo apresenta um andamento diferente. O intervalo para que as fezes sejam eliminadas pode variar de três vezes por dia a três vezes na semana. Um problema intestinal não é somente acompanhado de prisão de ventre, mas sim de esforço excessivo durante a eliminação das fezes, sensação de insatisfação, dor abdominal  e sangramento e aí sim pode ser considerado um problema. Com isso muitas pessoas utilizam o laxante como medida preventiva, mas eles não servem para educar o nosso intestino a funcionar de maneira adequada e sim para casos onde a prisão de ventre está incomodando. Por isso o mais indicado é ingerir mais fibras e líquidos, pois estes sim ajudam a regular o intestino naturalmente, mas saiba que esta é uma mudança que vem aos poucos e não do dia para a noite. Para conseguir regular o seu intestino coma frutas como ameixa, figo, mamão e maçã, além de tomar de dois a três litros de água por dia. É indicado também que quando aparecer à vontade de ir ao banheiro não haja a resistência, pois isso desregula completamente o intestino e com isso as fezes vão se acumulando e o intestino vai retirando a água das mesmas e assim fica ainda mais difícil a eliminação posterior. Os laxantes têm a mesma ação, porém há dois tipos de laxantes, sendo os osmóticos, os quais puxam a água contida na parede do intestino para o meio do órgão, fazendo com que o bolo fecal fique mais fácil de ser eliminado e os irritantes, os quais irritam a mucosa intestinal e isso acaba estimulando o órgão a agir. O uso dos dois tipos de laxantes deve ser controlado, porém deve-se tomar mais cuidado ainda com os laxantes irritantes, pois eles são bem mais prejudiciais.